Há quase três décadas que o Festival de Curitiba ocorre durante o período do aniversário da cidade. Este evento reúne grandes produções das artes cênicas nacionais e internacionais, em clima de festa e celebração. Neste ano, devido à situação singular em que vivemos no Brasil e no mundo, a produção tomou a decisão de adiar e reinventar a sua programação. As mudanças levam em conta a situação econômica do país e, principalmente, dos profissionais da arte de nossa cidade. Em nota à imprensa, o Festival divulga que optou por:

1 – Programar as suas atrações em 12 espaços abertos espalhados pela cidade e apresentá-las gratuitamente ao público;

2 – Com exceção do show de abertura com o cantor e compositor EMICIDA, o Festival contratará exclusivamente profissionais e atrações de Curitiba, com a intenção de incentivar e apoiar financeiramente a atividade profissional local. A programação das 120 atrações será anunciada em breve;

3 – Agendar esta edição especial dentre os dias 17 e 27 de setembro, observando as orientações e recomendações das autoridades competentes e embasamento técnico/científico que podem orientar a possibilidade de novas datas;

Para quem já havia adquirido ingressos, o Festival de Curitiba oferece três possibilidades diferentes:

1 – Destinar total ou parcialmente o valor investido ao pagamento de cachês dos artistas e profissionais locais que trabalharão nesta edição especial;

2 – Manter o valor investido para adquirir ingressos para a edição de 2021. O Festival se compromete a não alterar o valor unitário de ingressos para a próxima edição. Caso o comprador não se interesse por nenhum espetáculo da programação de 2021, o dinheiro poderá ser ressarcido até a data de início da edição (a ser definida).

3 – Resgatar integralmente o valor aportado na compra de ingressos. Nesse caso, a previsão de restituição é de até 31/12/2021, conforme prevê a legislação emergencial que versa sobre o tema, a Medida Provisória 948.

 

A produção do Festival de Curitiba ressalta o desejo de realizar uma edição que celebre junto ao público e a cidade a retomada, o encontro e a alegria. Que este evento seja uma rede de amparo, apoio e estímulo aos artistas da cidade, prezando sempre pela responsabilidade e segurança de todos os envolvidos.

 

 

*Íris Gonçalves é atriz e também graduada em música pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou como professora e instrutora de atividades artísticas culturais. Adora conversar, trocar experiências, dar boas risadas, assistir a bons espetáculos e estará por aqui falando de teatro e outras bossas.