A brasileira que teve a ousadia de lançar-se escritora de ficção no exterior e que ganhou oito prêmios do ano passado pra cá – a maior parte deles nos Estados Unidos – lança em Curitiba a versão em português de “Behind The Door”, sob o título “Atrás da Porta”. A obra traduzida teve o lançamento oficial durante a Bienal do Livro em São Paulo, com o selo da Editora Madras. No entanto, a escritora fez questão de organizar uma noite de autógrafos na cidade onde estudou, se formou e trabalha há anos como advogada e professora universitária.

A autora Adriana Gavazzoni – Divulgação

O livro que é o primeiro de uma trilogia, chega às prateleiras das livrarias brasileiras com um histórico de premiações e excelentes críticas vindas de várias partes do mundo. Gavazzoni, leitora voraz, que já havia escrito um livro na área do direito, sempre sonhou ser escritora de ficção. Há dois anos, decidiu concretizar este sonho. Mas, para que a carreira como advogada não sofresse qualquer abalo, buscou uma editora nos Estados Unidos. Enfrentou alguns contra-tempos, quase perdeu os direitos autorais sobre a obra, mas acabou conseguindo recuperar e manter o livro no mercado americano, porém, de modo independente.

Depois dos dissabores do início veio uma importante compensação, “Behind The Dooor” foi indicado pelos leitores para o prêmio Reader’s Favorite, um importante prêmio literário nos Estados Unidos. A indicação lhe rendeu uma medalha de ouro. A partir daí, Adriana passou a inscrever sua história em outros concursos, obtendo sempre bons resultados. O sucesso da primeira publicação, a levou a lançar – num curto espaço de tempo – os outros dois livros da trilogia “Hidden Motives”. Poucos meses depois do lançamento, “Lara’s Journal” e “The Brilliant Game” também já foram premiados. Estes dois ainda sem data para chegar ao Brasil.

“Atrás da Porta” conta a história de Simone, uma psiquiatra especialista em taras sexuais, procurada pelo advogado de um cliente que matou a parceira no ato sexual. Cabe a ela analisar a história escrita pelo acusado e determinar se a morte foi intencional ou foi resultado da brincadeira durante o sexo. Entre a leitura desse material e o atendimento a seus clientes, Simone se vê como alvo de uma assassino em série.

Para construir a personagem do “Serial Killer”, a escritora teve a consultoria de um ex-agente da CIA, que a instruiu sobre as características desse tipo de assassino, desde como ele pensa e até o modo como mata. Todos os personagens, bem como a ambientação da história que se passa em Nova Iorque e Paris, exigiram da autora muita pesquisa e algumas viagens.

Adriana Gavazzoni é paranaense, de Foz do Iguaçu, fala quatro idiomas e, como advogada, se divide entre os escritórios em Curitiba, Foz do Iguaçu e Brasília. O coquetel de lançamento de “Atrás da Porta”, será nas Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui, e contará com uma palestra da escritora, sobre a experiência de lançar um livro em outro país.

Lançamento Atrás da Porta

Data: 31.08

Local: Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui

Hora: 19h30