O vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná) teve início às 14h, deste domingo (13), em cinco cidades – Curitiba, Apucarana, Toledo, Palotina e Matinhos. O exame é em fase única, exceto para o curso de Música, que terá prova de conhecimentos específicos nesta segunda-feira (14).

vestibular da ufpr
Foto: André Filgueira – UFPR

Os portões dos locais de prova foram fechados às 13h30.

O estudante de economia Vinicius foi acompanhar a namorada Natália, que decidiu prestar o vestibular para medicina veterinária.

“Vim trazer ela aqui e estou torcendo por ela. Vai fazer medicina veterinária e se preparou bastante, tô botando fé nela”, disse ao repórter Antonio Nascimento.

O gerente comercial, Mizael Santos Nascimento, estava ansioso em frente a um dos locais de prova da capital. Ele levou a filha para realizar a prova.

“Tem que participar e estar junto apoiando nesse momento tão importante. Ela se preparou, terminou agora o ensino médio e agora está nas mãos dela. É o fruto de um trabalho. Se passar ou não, o orgulho é o mesmo”, afirmou.

A prova do vestibular da UFPR

Estão inscritos para o vestibular da UFPR 42.598 candidatos, que disputarão 5.340 vagas em 125 cursos de graduação. Metade das vagas é destinada para ampla concorrência e a outra metade, para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa parcela de vagas estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A prova também será utilizada para seleção de candidatos para os cargos de Cadete Policial Militar e Cadete Bombeiro Militar da Polícia Militar do Estado do Paraná, processo seletivo com 70 vagas.

Os candidatos serão distribuídos em 2.884 turmas, além de 30 turmas de atendimento especial. Por causa das medidas de prevenção exigidas pela pandemia de Covid-19, a ocupação das salas de prova será de apenas 70% da capacidade física.

Ao todo, são 40 locais de prova nas cinco cidades e 4.543 colaboradores atuando na realização do processo – desde a logística até a aplicação da prova.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Com 42.598 inscritos, vestibular da UFPR acontece neste domingo em cinco cidades

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.