Em clima de reta final para os principais vestibulares do Paraná e Brasil, o estudante da Minerva University, Hammon Dutra, conversou com a Banda B e deu orientações de preparação para as provas, além de dicas que o fizeram ser aprovado em quatro universidades mundo a fora.
Pode parecer clichê, mas para Hammon, prestar atenção nas aulas é fundamental para um bom desempenho nos estudos. A questão principal é como fazer isso. O jovem comentou sobre “estado de flow”, método desenvolvido por um psicólogo húngaro para conseguir o máximo de atenção em uma atividade.
Estado de flow a gente define como basicamente o pico da atenção, que é quando você não percebe conscientemente que você tá prestando atenção em algo de tão focado que você tá… A ideia é você replicar isso artificialmente através de cada vez que você vai estudar. Acho que a gente consegue aumentar a nossa capacidade de absorção a partir do momento que você consegue maximizar o tanto que você ficou em estado de flow
Hammon Dutra, em entrevista à Banda B
Segundo a Revista Forbes, manter corpo e mente saudáveis, estar em um ambiente livre de distrações e evitar realizar mais de uma atividade por vez, são formas de atingir esse pico de atenção elevada.
O que fazer na reta final?
Foram meses de preparação até o dia da prova, e os últimos momentos antes do grande dia podem ser fundamentais para aprovação.
Faltando basicamente um mês e meio para a prova, eu diria que é a reta final que você tem que realmente se dedicar através de simulados. Minha sugestão que eu falo para as pessoas que estão super competitivas com o vestibular, é você pegar e fazer dois simulados da prova por semana. Então eu faria por exemplo um quarta e um domingo. Vai ser uma rotina extremamente exaustiva, mas ao mesmo tempo a gente lembra que é somente por um mês e meio
Hammon, sobre os últimos dias de preparação
Dia da prova
Tudo que o pessoal geralmente recomenda é o que você deve sempre estar adotando. Acordar cedo de uma forma geral, para você ter tempo de você acordar com calma, de repente tomar um banho, se você sentir que tomar um banho vai te despertar melhor. Tomar um café da manhã. E, mais ou menos, ao mesmo tempo, equilibrar bastante para tu não comer nenhuma comida que vai pesar muito pra ti
comentou
Métodos de memorização e “por que eu to fazendo isso?”
Vestibulares, como da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cobram geralmente matérias de exatas, que envolvem cálculo, e matérias de humanas, relacionadas a conteúdos sociais, históricos e culturais. Para Hammon, cada categoria pode ser memorizada de uma forma, e além disso, pode contribuir para o desenvolvimento pessoal.
É importante fazer uma lista de questões que você tem ou então pegar um banco de questões, alguma coisa prática, muito especialmente para áreas exatas. Para áreas de humanas ou então para quaisquer matérias que requeram muita memorização, flashcard é simplesmente o melhor método de estudo que existe.
Flashcards são cartões ou pequenas folhas que servem para testar sua memória. De um lado, eles têm perguntas, e do outro, respostas.
O curitibano destacou a importância de se conectar com o conteúdo estudado
As pessoas muitas vezes não se interessam tanto pelo conteúdo que está sendo abordado e muitas vezes isso não é porque a pessoa simplesmente não quer aprender, é porque ela ainda não entendeu como que aquele conhecimento pode ser aplicado para melhorar a vida dela de alguma forma. Vamos pegar biologia, a gente pode pensar na forma como você consegue ter um melhor entendimento sobre seu próprio corpo, a sua fisiologia, para saber se você coloca certas substâncias, como por exemplo café, no seu corpo ou não