Estudantes que estão em outras instituições e gostariam de entrar na Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem até 30 de outubro para se inscrever no Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar). Ao todo, são 1.368 vagas disponíveis e as inscrições precisam ser feitas no site do Núcleo de Concursos.  

Inscrições vão até o final de outubro. Foto: Marcos Solivan / UFPR

Este é o maior número de vagas para transferência externa já ofertado pela UFPR. As 1368 vagas estão distribuídas em 117 cursos. A maior parte (1072 vagas, o que equivale a 78% do total) é para cursos sediados em Curitiba. As demais estão distribuídas entre os campi de Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

“É uma excelente oportunidade para quem deseja estudar em uma universidade reconhecida como uma das melhores do país, e sem pagar mensalidade”, afirma o coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR, professor José Carlos Eidam.

Como eu me inscrevo?

Para se inscrever na modalidade Transferência, o candidato deve, entre outros requisitos, possuir registro regular (com matrícula ativa ou trancada) em outra instituição de ensino superior, no mesmo curso ou em um dos cursos aceitos pelo seu correspondente na UFPR. Para cada curso há um período máximo que o estudante deve ter cursado na instituição de origem.

A seleção será feita por meio de uma prova com 60 questões objetivas – 11 de Língua Portuguesa, sete de Língua Estrangeira Moderna – Inglês, e sete de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. As questões de cada disciplina terão peso diferenciado de acordo com o curso. A prova será realizada em 10 de dezembro.

Até quando?

As inscrições para o Provar 2024 na modalidade Transferência poderão ser feitas até as 14 horas do dia 30 de outubro. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 160,00, pode ser feito até 31 de outubro, por boleto ou pix.

Isenção de taxa pode ser solicitada por candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que comprovem renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio e, cumulativamente, tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

As solicitações de isenção devem ser feitas até 6 de outubro, em formulário específico no site no NC/UFPR.

O quadro de vagas e todas as informações sobre o Provar Transferência 2024 estão disponíveis no edital do processo, que pode ser acessado aqui.

O que é o Provar?

O Provar foi criado em 2003, com o objetivo de preencher vagas ociosas, provenientes de abandono de curso, cancelamento a pedido, transferência para outras instituições, reopção de curso e mudança de turno, habilitação e campus.

Anualmente o programa oferece, primeiro, vagas para a comunidade interna (estudantes da UFPR que desejam mudar de curso, turno ou campus ou ainda fazer reaproveitamento de curso). Por último são divulgadas as vagas para transferência externa.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

UFPR abre inscrições com 1.368 vagas em 117 cursos  para transferência externa

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.