Até 2024, estima-se que setor da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) deva demandar cerca de 421 mil profissionais para o mercado. Internet das Coisas (IoT), Cyber Segurança, Big Data, Computação em Nuvem e Inteligência Artificial (AI) estão entre as áreas com maior potencial de crescimento, na casa de 25%, 11%, 10%, 6% e 2%, respectivamente, segundo relatório da Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Para atuar nesse mercado, que apresentou crescimento exponencial a partir de 2020 e 2021 com as mudanças de consumo e comportamento on-line originadas a partir da pandemia de Covid-19, o Engenheiro de Software tornou-se peça-chave em todo esse processo.

Além da crescente oferta de vagas e busca por profissionais bem qualificados para o setor, os salários também são bastante atrativos. Segundo o portal Talent.com, o salário médio de desenvolvedor de software no Brasil é de R$53.628,00 por ano.

“O Engenheiro de Software pode atuar no gerenciamento de projetos e de equipes de TI, questões relacionadas à arquitetura de software, funções voltadas para especificações, desenvolvimento e manutenção, além da criação de sistemas de software seguros e de alto desempenho para diversas áreas de negócio”, explica Cassiana Fagundes da Silva, coordenadora do curso de Engenheiro de Software na unidade São José dos Pinhais das Faculdades da Indústria. “O campo é extremamente vasto e tem atuação para todos os profissionais, incluindo indústrias da área de computação, Indústrias 4.0, empresas de desenvolvimento de software e novas startups”, acrescenta.

Mercado promete muitas oportunidades para Engenheiros de Software. Créditos: Banco de Imagens

Acadêmico desenvolve software para tratar dados sensíveis e é contratado por indústria de Automação e Robótica

Resolver um desafio: entregar para o departamento de gente de uma indústria de automação e robótica um sistema capaz de tratar, com segurança e agilidade, dados sensíveis de seus colaboradores. A partir dessa demanda, acadêmicos de Engenharia de Software das Faculdades da Indústria, em São José dos Pinhais, desenvolveram um sistema intuitivo que permitiu aos colaboradores do departamento de gente de uma indústria de Automação e Robótica gerenciar as mais diversas informações que compõe a jornada do colaborador dentro da empresa, tratando e analisando dados com maior eficácia de acordo com as necessidades específicas da área.

O trabalho foi desenvolvido dentro do programa Jornada de Aprendizagem, estratégia central da identidade metodológica das Faculdades da Indústria que oportuniza aos alunos trabalhar, ao lado de colegas e professores, a pesquisa, o desenvolvimento e a implementação de soluções práticas para desafios reais do mercado, ligados diretamente às suas áreas de formação profissional.

Entre os desafios, ao longo do processo os acadêmicos tiveram que lidar com questões relacionadas à conexão entre back-end e front-end e organização de banco de dados com informações dos colaboradores. O resultado, além de muito aprendizado e trabalho em equipe, foi o desenvolvimento de um sistema totalmente localhost para guardar dados sensíveis e, ainda, a contratação de um dos integrantes da equipe como programador júnior dentro da empresa.

Senai - Faculdades da Indústria - Graduação - Imagem 2
Desenvolvimento de sistema para tratamento de dados sensíveis também é trabalho para o Engenheiro de Software. Créditos: Banco de Imagens

“Em um cenário onde o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e demandando profissionais bem qualificados, a Jornada de Aprendizagem representou um importante alicerce para o meu crescimento acadêmico e profissional”, conta Eduardo Nagabe, acadêmicos do 6º período de Engenharia de Software e contratado como programador júnior na indústria de Automação e Robótica. “Além do aprendizado acadêmico aplicado na prática, o projeto, batizado de ‘Jornada do Colaborador’ também proporcionou o desenvolvimento de valores como trabalho em equipe, dedicação, planejamento, foco e responsabilidade, além da oportunidade de ser contratado pela empresa”, acrescenta o aluno.

No momento em que foram apresentados às demandas reais existentes no dia a dia da empresa, os futuros Engenheiros de Software também desenvolveram e fortaleceram suas habilidades profissionais, como as soft skills.

“O projeto nos proporcionou desafios e, com eles, superações. A Jornada de Aprendizagem permitiu que desenvolvêssemos um sistema baseado em uma demanda real, nos levando, também, a uma maior proximidade com o mercado”, conta Raquel Soares, aluna do 5° período de Engenharia de Software. “Como estudante e ainda novata na área, a Jornada de Aprendizagem foi uma excelente oportunidade para me desenvolver de maneira acadêmica e profissional, uma vez que o trabalho em equipe foi imprescindível, além de adquirir conhecimento em áreas que antes eu não havia explorado. Foram os desafios encontrados ao longo do percurso que me permitiram evoluir e adquirir conhecimentos que serão utilizados na minha vida profissional, acadêmica e pessoal”, acrescenta a aluna.

Opinião também compartilhada pelo colega de equipe, Clodoaldo Silva. “Participar do projeto me proporcionou a vivência nos mais diversos aspectos do desenvolvimento de um software aplicado às necessidades reais do mercado”, finaliza o acadêmico do 6º período de Engenharia de Software das Faculdades da Indústria em São José dos Pinhais.

Prova presencial do Vestibular de Verão 2023 vale como Concurso de Bolsas

Nas Faculdades da Indústria a graduação em Engenharia de Software é ofertada nas unidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina, na Região Norte do estado. Até o dia 03 de fevereiro de 2023 estão abertas as inscrições para a prova presencial do Vestibular de Verão 2023 valendo como Concurso de Bolsas.

Na prova presencial do Vestibular de Verão 2023 o 1º colocado na classificação geral nas provas por Faculdade ganha uma bolsa de estudos integral para a graduação escolhida, conforme critérios estabelecidos no Edital. A prova será realizada no sábado, 04 de fevereiro, das 10h às 12h30 e o resultado será divulgado no dia 08 de fevereiro, a partir das 18h, em página específica para o resultado.

Prova presencial do Vestibular de Verão 2023 das Faculdades da Indústria também valem como concurso de bolsas. Créditos: Banco de imagens.
Prova presencial do Vestibular de Verão 2023 das Faculdades da Indústria também valem como concurso de bolsas. Créditos: Banco de imagens.

Faculdades da Indústria também realiza prova on-line do Vestibular de Verão 2023 e candidatos podem utilizar a nota do ENEM para conquistar uma bolsa de estudos

Além da prova presencial, as Faculdades da Indústria também estão com inscrições abertas, até o dia 17 de março de 2023, para a prova on-line, que poderá ser realizada logo após a inscrição do usuário ou assim que desejar, com usuário e senha do candidato.

Ao todo, estão sendo ofertadas 960 vagas para 15 cursos sendo sete Engenharias (Automotiva; Energias; Produção; Software; Elétrica; Mecânica; e Mecatrônica), quatro cursos Superiores de Tecnologia (Automação Industrial, Design de Moda, Fabricação Mecânica e Logística), além dos já tradicionais bacharelados em Administração, Ciências Contábeis, Direito e Sistemas de Informação, organizados entre as unidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina, conforme estabelecido no Edital.

O resultado obtido pelo candidato nas três últimas edições (2019, 2020 a 2021) do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), poderá ser aproveitado para ingresso nos cursos de graduação em Edital e processo seletivo exclusivo para nota ENEM.

A taxa de inscrição para o Vestibular de Verão 2023 das Faculdades da Indústria é gratuita e a íntegra dos Editais, com todas as informações relacionadas ao Vestibular de Verão 2023 das Faculdades da Indústria pode ser consultada no site: faculdadesdaindustria.com.br.

Nas Faculdades da Indústria do Sistema Fiep, a graduação para Engenharia de Software é ofertada nas unidades de Curitiba e São José dos Pinhais, além de Londrina, na Região Norte do estado, todas com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2023.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Engenharia de Software está entre as preferidas no mercado de TI

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.