O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na última segunda-feira (18), que alunos da rede pública que concluírem o ensino médio em 2026 terão inscrição automática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida busca ampliar a participação dos estudantes no exame e facilitar o acesso à prova.

A Portaria nº 422/2026, publicada nesta segunda-feira, também prevê a inclusão do Enem no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o objetivo de aumentar a adesão dos estudantes e fortalecer o uso do exame dentro da avaliação da educação básica.
Enem 2026: inscrição automática
Segundo o MEC, a inscrição automática já será válida para a edição de 2026 do Enem. Os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio serão cadastrados automaticamente a partir das informações enviadas pelas próprias redes de ensino.
O aluno precisará apenas confirmar a participação no exame, escolher a língua estrangeira da prova e, caso necessário, solicitar recursos de acessibilidade.
Mais locais de prova
Com a mudança, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, deve ampliar em cerca de 10 mil o número de escolas que receberão as provas do Enem. A expectativa do ministério é que cerca de 80% dos estudantes da rede pública realizem o exame na própria instituição onde estudam.
O MEC informou ainda que estuda oferecer apoio para transporte e deslocamento aos estudantes que precisarem realizar a prova em outros municípios.
Com as novas medidas, a expectativa do ministério é que, pelo menos, 70% dos concluintes da rede pública participem do Enem em 2026, consolidando o exame como uma ferramenta importante na avaliação da educação básica.
📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.