A Administração Regional do Tatuquara recebe, nesta sexta-feira (19), às 19h, o lançamento do projeto Cidades Imaginadas, iniciativa que utiliza a literatura, a escuta e a criatividade para estimular reflexões sobre o futuro dos territórios. A ação resultou na publicação de um livro, construído a partir de um processo criativo desenvolvido com seis meninas moradoras da região sul de Curitiba.

Foto de vários exemplares do livro "Cidades Imaginadas", obra criada por meninas do Tatuquara
Meninas do Tatuquara criam uma nova versão do bairro a partir da própria imaginação em livro produzido durante projeto. Foto: Divulgação

Idealizado pela Produtora Colorida, o projeto apostou no protagonismo infantil como motor da criação artística. Durante vários meses, as participantes participaram de oficinas literárias, rodas de conversa e atividades criativas conduzidas por educadores.

“O objetivo foi criar um espaço onde as crianças pudessem imaginar, narrar e reinventar os lugares onde vivem”, afirma Flávia Milbratz. “Mais do que produzir histórias, as meninas foram convidadas a olhar para o próprio território e transformá-lo em matéria de criação”, completa.

Foi assim que nasceu uma espécie de “Tatuquara Fantástico”, um novo bairro imaginado a partir das experiências, memórias, desejos e sonhos das participantes.

“Eu busquei a origem do nome Tatuquara, que é indígena, e criei uma história de suspense no meu próprio bairro”,

conta Alice Padilha, de 13 anos, uma das autoras do livro.

“Acrílica”: entenda a expressão que tomou o lugar do “gag” entre os jovens

Meninas “reinventam” Tatuquara por meio da imaginação e o apresentam em livro

Para a educadora Maira Pires de Castro, um dos principais objetivos do projeto foi mostrar às crianças como ilustrações e textos se complementam na construção de uma narrativa. “As nossas práticas mostraram, por meio de referências de quadrinhos e livros, que palavras e imagens ajudam a contar as histórias que imaginamos”, afirma.

O evento de lançamento marcará a conclusão da trajetória vivida pelas participantes e reunirá familiares, moradores da comunidade e o público interessado em conhecer os universos criados pelas jovens autoras. As seis meninas que participaram do projeto estarão presentes na cerimônia.

Após o lançamento da obra, o conteúdo também ganhará uma versão em audiobook, que será disponibilizada no Spotify. O projeto foi viabilizado por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Serviço

  • Evento: Lançamento do livro “Cidades Imaginadas”
  • Data: 19 de junho
  • Local: Administração Regional do Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, 100 – Tatuquara

Entrada gratuita.

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.