“Saúde e praticidade em cada refeição” é o slogan da Vapza Alimentos, que há 30 anos se destaca pelo compromisso com a qualidade nutricional e por atender às necessidades dos consumidores. Fundada em 1994 em Castro, nos Campos Gerais do Paraná, a empresa já distribui seus produtos para todas as regiões do Brasil e para pelo menos 14 países.

A Vapza, conhecida por seu processo inovador de embalagem e conservação de alimentos, começou suas operações com um produto pioneiro: a batata Vapza. Três décadas depois, sob o comando de um dos CEOs mais jovens do País, Enrico Milani, a empresa oferece mais de 45 produtos para o varejo e mais de 100 para o setor de food service.

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A Vapza é uma empresa brasileira com sede em Castro, no Paraná – Foto: Divulgação

Em entrevista ao programa Um Negócio Que Deu Certo, da Banda B, Enrico Milani explicou que atualmente a empresa é administrada somente por ele e o pai, Welinton Milani, que, em 1998 integrou o quadro societário da Vapza Alimentos. Em 2007, Welinton adquiriu 100% da empresa e expandiu o negócio. Onze anos mais tarde, Enrique foi nomeado diretor executivo da Vapza, e o pai assumiu o posto de conselheiro administrativo.

“A Vapza é uma empresa 100% paranaense que está preocupada com a saúde das pessoas e procura levar praticidade para os lares. A família Milani entrou no negócio em 1997, quando um amigo dele [Welinton] que participou da fundação da empresa o convidou para entrar como sócio”, disse o engenheiro de produção Enrico Milani, que agora também gerencia toda a área comercial e industrial do negócio.

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O CEO da Vapza Alimentos, Enrico Milani, de 40 anos – Foto: Divulgação

Diretamente responsável pela introdução da linha de orgânico na Vapza Alimentos, Enrico destacou durante a entrevista que a fábrica situada em Castro procura valorizar a agricultura familiar e fomentar a economia local. Além disso, a empresa atualmente conta com 340 funcionários, dos quais 250 estão estabelecidos na cidade onde a empresa foi fundada.

Atualmente, aproximadamente 44% das vendas da Vapza são direcionadas ao varejo, enquanto 56% são destinadas ao setor de food service. A empresa está presente em 18 mil pontos de venda em 23 estados brasileiros e em mais de 13 países, incluindo EUA, Uruguai, Chile, Paraguai, Colômbia, Portugal, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Japão e Austrália.

“Hoje, conseguimos levar uma solução para refeições. A Vapza consegue levar proteínas, vegetais e os grãos para as mesas. Nós oferecemos refeições saudáveis porque todos os produtos entram dentro das embalagens in natura“,

Enrico Milani, CEO da Vapza Alimentos.
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A empresa expandiu sua linha para mais de 45 produtos para o varejo e mais de 100 produtos para o setor de food service – Foto: Divulgação

De acordo com o diretor executivo, todo produto vendido pela Vapza passa por um rigoroso processo até chegar às mesas dos consumidores. A empresa utiliza um método que envolve a embalagem a vácuo, cozimento e esterilização em vapor em autoclave — processo que preserva os alimentos sem a adição de conservantes ou aditivos e permite que os produtos tenham uma longa validade sem necessidade de refrigeração. Segundo ele, os produtos têm pelo menos um ano de validade.

“Primeiro, todo produto é embalado a vácuo e é cozido e esterilizado em vapor em autoclave, que é como uma grande panela de pressão. Esse processo leva cerca de 1h30. Nosso grande desafio dentro da indústria é proporcionar tempo para os consumidores, que conseguem fazer até mesmo uma feijoada em dez minutos”, explica.

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A batata Vapza é produzida através de um processo inovador que garante alta qualidade e longa durabilidade – Foto: Divulgação

Um dos processos inovadores implantados pela Vapza é relacionado à batata. Veja o passo a passo abaixo:

🥔 Colheita e seleção: as batatas são colhidas diretamente do campo, em Castro. Em seguida, os tubérculos são selecionados para garantir que apenas as de qualidade superior sejam utilizadas no processo;

🥔 Descascamento: as batatas são lavadas para remoção de sujeiras e impurezas. Após essa etapa, são descascadas em uma máquina que utiliza a pressão do vapor para manter a integridade do alimento;

🥔 Limpeza: nessa etapa, os vegetais são limpos em um pelador e preparados para o próximo estágio;

🥔 Embalagem a vácuo: o vácuo retira o ar da embalagem, o que ajuda a preservar a frescura, evitar a oxidação e prolongar a vida útil das batatas;

🥔 Cozimento e esterilização: após serem embalados, os tubérculos são submetidos a um processo de cozimento e esterilização em uma autoclave a cerca de 125ºC;

🥔 Armazenamento e distribuição: depois da esterilização, as batatas Vapza são resfriadas e armazenadas. Em seguida, são distribuídas para varejistas e clientes em diversas regiões do Brasil e no exterior.

“Há 30 anos, a Vapza era o produto do futuro e hoje continua sendo um produto do futuro. Entre as metas da Vapza para 2025 está a pretensão de crescer, investir na indústria. Estamos trazendo um conjunto de máquinas do Japão que praticamente vai dobrar nossa produção de carnes”, destacou Enrico, que acentuou a necessidade de o consumidor conhecer o que consome e quem está por trás de quem produz tais alimentos.

“É importante as pessoas olharem o que elas estão consumindo. Precisamos cuidar do nosso corpo e saber o que estamos ingerindo. É importante ler os rótulos dos produtos, procurar saber mais sobre a empresa”, aconselha.

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A Vapza foi fundada em 1994 em Castro, a cerca de 160 km de Curitiba – Foto: Divulgação

Hoje, a Vapza possui certificações de qualidade reconhecidas internacionalmente, como o BRCGS, que garante altos padrões de segurança alimentar em toda a cadeia de fornecimento, além dos selos Kosher, Vegan e Orgânico. Em 2019, foi Top Of Mind de Orgânicos, segundo pesquisa do Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (Organis), além de ser líder de vendas na categoria de pratos semiprontos segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), realizado em 2022.

Além disso, a Vapza possui a certificação de Aterro Zero e, mais recentemente, conquistou o selo de Empresa B, sendo a primeira do setor alimentício no Paraná a obter essa certificação. Em 2023, a empresa divulgou seu primeiro relatório de sustentabilidade, apresentando sua estratégia integrada de ESG (Environmental, Social and Governance).