Da Agência Brasil

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão em setembro a primeira parcela da antecipação do 13º salário. De acordo com o Ministério da Fazenda, a antecipação será dividida em duas vezes, sendo 25% no mês que vem, e o mesmo percentual em outubro. Os 50% restantes serão pagos normalmente em dezembro.

Desde 2006, segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), a antecipação era paga em agosto. Nesta sexta-feira (21), o Ministério da Fazenda havia informado que a proposta de parcelamento ainda dependia do aval da Presidente da República, Dilma Rousseff.

No início da semana, a Receita Federal informou que a arrecadação federal teve o pior resultado para o período de janeiro a julho em cinco anos. O país arrecadou R$ 712 bilhões nos primeiros sete meses deste ano, montante que representa uma queda de 2,91% em relação ao mesmo período de 2014.

O resultado para julho também foi o pior para o mês desde 2010: no mês passado, o país recolheu R$ 104,8 bilhões em receitas, o que representa uma redução de 3,13% em relação a julho de 2014. A queda no montante arrecadado, tanto no acumulado do ano quanto no mês, traz descontada a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A queda na produção industrial foi o principal motivo do recuo da arrecadação nos sete primeiros meses do ano. Antes mesmo da confirmação da mudança no pagamento da primeira parcela do 13º salário aos aposentados, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) criticou a medida e entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF).