A economia brasileira registrou retração de 0,13% no segundo trimestre de 2019, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (12).

Imagem ilustrativa – Foto: Rodrigo Czekalski/DAF Caminhões

O recuo de 0,13% entre abril e junho deste ano foi verificado na comparação com o primeiro trimestre de 2019. O número foi calculado após ajuste sazonal, uma “compensação” para comparar períodos diferentes de um ano.

Como o nível de atividade já havia recuado 0,2% nos três primeiros meses deste ano, contra o último trimestre do ano passado, a economia brasileira pode ter entrado em uma “recessão técnica” – que se caracteriza por dois trimestres seguidos de tombo do PIB.

Paulo Guedes não comenta

O ministro da Economia, Paulo Guedes, evitou comentar o indicador. Guedes está no Superior Tribunal de Justiça (STJ) onde participará de um seminário sobre a Medida Provisória 881, da Liberdade Econômica e foi abordado pela imprensa que o pediu para comentar o índice. Guedes, no entanto, evitou fazer comentários.