Loren Hochsteiner Cascão é nutricionista e possui 13 anos de experiência na área corporativa, com foco na gestão de cozinhas industriais em diversas empresas. Ela alcançou o auge de sua carreira como gerente operacional em uma companhia no Tocantins.
“Percebi que era momento de sair por conta do stress. A área de gestão industrial é ótima, mas muito desgastante emocionalmente. Decidi que, ao sair, seria dona da minha empresa. Mas ainda não tinha nada definido”, explica.
Após retornar do Tocantins para o Paraná, Loren refletiu sobre suas opções profissionais. Nesse momento, seus pais, que trabalhavam com transporte escolar, sugeriram presentear as crianças com pacotes de biscoitos. Foi então que Loren decidiu resgatar uma receita de família que trazia boas lembranças da avó e que seu pai adorava.
“Assim, experimentei essa receita e, ao mesmo tempo, decidi explorar uma massa de biscoito amanteigado… Aproveitando embalagens simples e amarradas com fitilhos. Meus pais distribuíram os dois tipos de biscoitos”, destacou.
Loren ficou surpresa ao perceber que os pais das crianças não apenas se interessaram pela origem dos mimos, mas também queriam saber como fazer novos pedidos.
“Foi um sucesso inesperado que me motivou a expandir, produzindo mais pacotinhos para a venda”.
Loren Hochsteiner Cascão.
A partir desse momento, ela iniciou uma doce jornada de pesquisa e exploração. No mesmo ano, foi desafiada pela mãe e pela avó a criar biscoitos decorados para o Natal.
“No início, achei que fosse loucura delas, pois eu sequer sabia como manusear um bico de confeitar. Imagina, então, criar biscoitos decorados! Contudo, após um curto período de reflexão, decidi que valia a pena tentar”, disse.
Com o dinheiro obtido nas primeiras vendas, ela comprou glacê, cortadores e bicos de confeitar, dando origem à sua marca: a Casca Doce Biscoitos.
“Foi com recursos modestos, sem nenhum curso formal, mas com imensa determinação e pesquisa constante”, afirmou.
Além de serem lindas, ela assegura que as bolachas são deliciosas. Existem dois tipos de massas: uma de mel com especiarias e outra amanteigada.
Após cinco anos trabalhando em casa, a empreendedora agora possui um espaço de produção e uma loja física. Essa mudança, segundo ela, ajudou a organizar melhor sua rotina. Durante a manhã, ela se concentra na produção e no controle de qualidade, enquanto à tarde dedica-se ao atendimento ao cliente, ao desenvolvimento de novos produtos e à administração financeira.
Para se destacar em um mercado competitivo, ela pretende criar biscoitos exclusivos com embalagens diferenciadas, além de se concentrar na qualidade dos produtos e na experiência do cliente.
“As redes sociais com conteúdos criativos ajudam bastante. Mostramos bastidores, compartilhamos histórias e sempre postamos fotos com qualidade”, revelou.
Loren afirma que, embora o empreendedorismo seja desafiador, ele pode ser extremamente gratificante para aqueles que conseguem superar dificuldades como a concorrência, a flutuação do mercado, possíveis perdas financeiras, recursos limitados e a gestão do tempo.
“O empreendedorismo exige resiliência para lidar com os fracassos e pressão constante para tomar decisões não tão fáceis”.
Loren Hochsteiner Cascão.
As dicas da Loren
- Pesquise e planeje com cuidado: entenda o mercado, a concorrência, as tendências e as necessidades dos clientes. Um planejamento sólido é fundamental para orientar suas ações e minimizar riscos;
- Seja flexível e adaptável: o caminho é repleto de mudanças e desafios inesperados. Esteja disposto a se adaptar, aprender com os erros e ajustar a estratégia conforme necessário;
- Construa uma rede de apoio: o empreendedorismo pode ser solitário, mas você não precisa enfrentar sozinho. Conectar-se a outros empreendedores, mentores, profissionais do setor, pode te oferecer orientação, compartilhar experiências e proporcionar ideias sensacionais.
Siga o perfil no Instagram: @casca_doce_biscoitos.