Ouça a matéria:

No início da pandemia, Ana Paula Sgaraboto tinha estabilidade na vida devido a administração de uma distribuidora de alimentos com o marido. Há nove anos no mercado, o casal tinha uma carteira de clientes em várias regiões do Brasil, com produtos exclusivos e marcar fortes. Porém, as consequências da pandemia começaram a surgir.

Ana e o marido viram os clientes e fornecedores indo à falência, aumento do desemprego e a retirada da distribuição – que representava 70% do faturamento da empresa.

“Em meses fomos nos vendo em profundo desespero sem saber para onde correr…”

– comenta Ana Paula

De forma despretensiosa, trabalhar com molhos artesanais se tornou um novo caminho para empreender. No Natal de 2020, o marido da Ana estava assando um porco para a ceia, quando ela reparou um abacaxi na fruteira e uma conserva de pimentas na geladeira. Então, teve a ideia de fazer um molho, que foi muito notado e admirado durante o jantar.

Dias depois a madrasta da empreendedora ligou pedindo mais molho. Foi nesse momento que ela teve a ideia de fazer molhos para vender. Em 15 dias, já tinha cinco receitas completas e os pedidos começaram a surgir. A empreendedora não realizou nenhum curso de culinária, mas sempre amou cozinhar e isso se transformou na principal fonte de renda.

Hoje, Ana Paula vende os produtos no varejo, em feiras, eventos, show, pelas redes sociais e em encomendas personalizadas para bandas de rock. A empresária pensou várias em desistir por causa do fator principal – o financeiro.

“Sair de uma pandemia totalmente desestabilizada financeiramente impactou muito minha saúde mental, mas sempre busquei alternativas para suprir onde faltava e investir onde precisava”

– confessa

Segue algumas dicas da empreendedora:

  • Realizar sonho é muito mais prazeroso do que suprir apenas necessidades. Fazer o que amamos é primordial;
  • Disciplina, porque o dia que você acordar desmotivado vai ter que ser a disciplina a segurar a barra. Igual um casamento, um supri o outro nas suas deficiências;
  • Conhecimento é fundamental em qualquer área de atuação. “Ah, mas vc nem sabia fazer molhos quando começou!” Fato! Eu não sabia fazer molho, mas sabia e amava cozinhar e principalmente vender. Então essas duas coisinhas juntas me motivaram a aprender cada dia mais sobre áreas específicas;
  • Persistência! Terão dias em que você vai querer largar tudo e sair correndo se perguntando: o que eu fui inventar? Nesses dias exerça a fé, sabedoria, serenidade e lembre- se: um dia de cada vez.

Siga o trabalho da Ana Paula: @ragnar_rocher_cwb.

Para mais histórias inspiradoras de empreendedorismo, entre no Partiu Plano B.