Parado há mais de um mês, muitos shoppings em todo o país estão adotando, além da venda online, o serviço de drive thru, que é a retirada do produto no estacionamento da loja ou shopping sem sair do carro.

Em Curitiba, a tática para driblar o coronavírus vai ser adotada pelo Shopping Mueller para as compras do Dia da Mães. De acordo com o shopping, o serviço de drive thru oferece segurança aos clientes evitando qualquer tipo de aglomeração para as compras de presentes.

O serviço funcionará entre os dias 4 e 10 de maio, das 12h às 20h, no piso G2 do estacionamento principal do Shopping Mueller. Neste andar, foi disponibilizado o ambiente do Valet para que os lojistas recebam os seus clientes para a entrega de mercadorias e pagamentos. Este encontro deverá ser previamente agendado entre o vendedor e o consumidor.

Shopping Mueller vai adotar o sistema de drive-thru – Foto: Divulgação

“O serviço de Drive-Thru foi a opção escolhida para atender aos consumidores sem comprometer a saúde e a segurança dos lojistas e clientes. Entendemos que o momento exigiu mudanças no varejo e na forma de fazer as compras, por isso estamos reinventando os formatos de atendimentos para auxiliar nossos lojistas”, declara a superintendente do shopping, Daniela Baruch.

A lista de lojas participantes da ação o cliente confere no site www.shoppingmueller.com.br.

Queda nas vendas

Em São Paulo, o sistema comércio varejista de São Paulo de produtos não essenciais tenta dar a volta por cima para atenuar a perda de faturamento que encolheu mais de 60% desde a suspensão das atividades por causa da pandemia.

Lá as formas de venda incluem drive-thru e até a venda de porta em porta, como ocorria nos velhos tempos do varejo.

A TelhanorteJá, bandeira de lojas de bairro de materiais de construção do grupo francês Saint-Gobain, por exemplo, começou na semana passada a vender por meio de caminhões itinerantes. A ideia é que, quando solicitados, esses veículos vão até condomínios de edifícios para comercializar cerca de 700 itens básicos para reparos de emergência em casa. “O objetivo é atender ao cliente que não é familiarizado com a internet”, diz Juliano Ohta, diretor geral da rede. Ele diz que os itens serão vendidos a preço de custo e que a intenção é prestar serviço e fidelizar o cliente.

Uma pessoa do condomínio entra em contato com a rede que envia um caminhão para o local, onde é montada uma espécie de feirinha, com o cuidado de não formar aglomerações. O vendedor e o motorista usam luvas e máscaras para evitar contágio. Como as pessoas estão isoladas e mais tempo dentro de casa, a tendência é que a necessidade de reparos aumente, prevê o executivo. Hoje são dois caminhões em operação: um em São Paulo (SP) e outro em Porto Alegre (RS). Mais dois veículos estão sendo preparados.

Drive thru há duas semanas

Faz duas semanas que o Shopping Cidade São Paulo, do grupo CCP, começou a vender por meio drive thru. No início eram cerca de dez lojas, hoje já são mais de 30. “A situação que estamos vivenciando hoje a gente jamais imaginou”, diz a gerente do shopping, Roberta Naveiro. Ela explica que essa é uma forma de atender a demandas específicas dos consumidores e diminuir o gargalo do delivery, que acumula muitas entregas O lojista disponibiliza um canal de venda direto com o cliente e este passa na estacionamento no horário combinado para retirar o produto, sem sair do carro.

Hoje, além do Shopping Cidade São Paulo, mais quatro shoppings do grupo (Tietê Plaza, Grand Plaza, Shopping D e Shopping Cerrado) já usam esse sistema. O Morumbi Shopping, do Grupo Multiplan, também adotou a venda por meio de drive-thru, conforme foi anunciado na sua conta do instagram.