O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a enviar notificações pelo WhatsApp a aposentados, pensionistas e outros beneficiários cujos dados não foram recentemente localizados pelos sistemas automáticos do Governo Federal. O objetivo é lembrar os cidadãos sobre a prova de vida.

A prova de vida é a comprovação de que a pessoa ainda está viva e pode continuar recebendo o benefício previdenciário. O procedimento é fundamental para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Desde 2022, a prova de vida está sendo realizada de forma automática pelo cruzamento de informações nas bases do Governo Federal, sem que haja a necessidade de comparecimento anual ao banco ou ao INSS para grande parte dos beneficiários.
O sistema verifica se o aposentado ou pensionista realizou alguma movimentação recente, como vacinação, emissão de documentos e atendimento em órgãos públicos, por exemplo. Quando não há informação atualizada, o beneficiário é convocado para que a comprovação seja feita presencialmente.
Como pode ser feita a prova de vida
A prova de vida pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, para usuários que possuem conta prata ou ouro no portal Gov,br. No mesmo aplicativo, também é possível fazer com reconhecimento fácil.
Ainda é possível realizar o procedimento comprobatório no banco onde o beneficiário recebe aposentadoria, pensão ou auxílio; através do aplicativo da instituição financeira, nos bancos que oferecem biometria fácil; e presencialmente na agência responsável pelo pagamento.
O cidadão pode verificar se a situação está regularizada através dos canais abaixo:
- Site ou aplicativo Meu INSS, na área “Prova de Vida”;
- Central 135, com atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h;
- Extrato bancário do benefício, onde pode aparecer aviso de pendência;
- Caixa postal do aplicativo Gov.br.
Se a prova de vida estiver em dia, o sistema mostrará a data da última atualização cadastral.
Alerta de golpes no WhatsApp
De acordo com o Governo Federal, os beneficiários devem tomar cuidado com tentativas de fraude. O INSS não enviará links externos, não pedirá senhas, Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, dados bancários ou pagamentos.
📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!
📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.