“Eu trabalhava em uma multinacional e saí dessa empresa para empreender. Comecei o escritório na mesa de uma padaria que ficava ao lado da minha casa”.

Moacir Vieira, empresário

A afirmação é do mineiro Moacir Vieira, que decidiu abrir uma empresa em 2007, em Londrina, no norte do Paraná, para levar empresários ao sucesso.

Vieira foi o entrevistado do programa “Um negócio que de certo”, na Rádio Banda B, no último sábado (18). O empresário fundou o Value Group, uma empresa especializada em consultoria de gestão para médias e grandes empresas. Hoje, é responsável por atender pelo menos 400 empresas em praticamente todos os estados do Brasil e outras 30 na Argentina.

“Trabalhamos boas práticas de gestão, controladoria, governança, controles internos e planejamento estratégico. Nossa missão é gerar prosperidade por meio de gestão de alta performance. Hoje, são 15 anos na área”, disse Vieira à Banda B. “Graças a Deus, temos uma equipe com mais de 80 consultores no Brasil e exterior e uma empresa consolidada no mercado.”

moacir-vieira
O fundador do Value Group, Moacir Vieira – Foto: Divulgação

O Value Group, diz o fundador, atua com três áreas estratégicas: controladoria, para ajudar a empresa a se organizar e adotar boas práticas de gestão; inteligência tributária, com foco em auditorias financeiras, de balanço e fiscal; e fusões e aquisições, em prol da assessoria de empresas que têm a intenção de buscar investidores.

Em cinco anos, a Value cresceu cerca de 40% ao ano e chegou a somar mais de R$ 5 bilhões em negociações. Embora atenda diversos segmentos, o grupo se consolidou em meio ao agronegócio.

Para Moacir Vieira, “todos têm a capacidade de empreender”, mas é necessário que haja planejamento estratégico e financeiro, além do molde de um plano de ação. No entanto, ele dá um conselho que considera primordial:

“Faturamento não é lucro. Lucro não é caixa. O empreendedor tem que saber que deve existir, do lucro, uma parte para capital de giro e reserva para investimento se quiser crescer.”

Ao ser questionado sobre como o empresário que pretende escolher um investidor ou sócio ideal deve agir, Moacir destaca que o movimento deve ser analisado com cuidado. “Essa é uma decisão que em algum momento o investidor vai ter que refletir. Quem tem sócio, tem patrão. Você vai ter que prestar contar para ele, respeitar o processo decisório. Tem gente que não aceita isso. Se você não tem esse perfil, não coloque isso entre suas metas”, aconselha.

Por outro lado, é essencial que o empresário inicie seu negócio com foco em uma contabilidade bem estruturada, de acordo com o fundador do Value Group. “Mesmo que a empresa tenha começado agora, tenha uma contabilidade que reflita sua realidade porque, lá na frente, quando você precisar de um investidor, ele não vai olhar sua planilha Excel, mas a sua contabilidade. Prepare sua empresa, faça um processo de gestão profissional. Busque, sempre, as melhores práticas”, disse.

LIDE Paraná

O Value Group é integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais. O LIDE Paraná é um ecossistema, onde o objetivo central é fomentar network qualificado, construção de uma agenda propositiva e positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é o quarto PIB do Brasil.

Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná fomenta o desenvolvimento econômico e social e a construção de conexões únicas, estimulando as interações e as oportunidades no cenário empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

O empresário que começou seu negócio em mesa de padaria e hoje presta consultoria a mais de 400 empresas no Brasil e Argentina

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.