Da Redação com AEN

A Copel Telecom e a operadora de telecomunicações TIM firmaram nesta quarta-feira (20) uma parceria que permitirá oferecer internet sem fio em altíssima velocidade na região central de Curitiba a partir de junho. A parceria público-privada (PPP) vai disponibilizar sinal em tecnologia 3G e 4G aos clientes da operadora a partir de microantenas – as small cells – instaladas em uma centena de postes da Copel.

COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA ELETRICAFoto: AEN

A parceria comercial possibilitará à operadora aproveitar a grande capilaridade da Copel, que conta com quase três milhões de postes no Paraná, para melhorar a cobertura nos pontos de maior tráfego de pessoas. A Copel Telecom será a responsável pela fixação e energização dos equipamentos, e ainda pela transmissão de dados por meio de sua rede de fibras ópticas.

Já somos clientes da Copel tanto no segmento elétrico quanto no de telecomunicações, então vemos esta parceria como um processo bastante natural”, diz Marco Di Costanzo, diretor de engenharia da TIM Brasil.

Ele afirma que a escolha da Copel para lançar as small cells deveu-se principalmente ao fato de a empresa paranaense possuir entre seus ativos tanto uma grande rede de distribuição quanto uma rede de telecomunicação por fibra óptica. “A possibilidade de utilizar esta grande rede para futuras ampliações nos dará grande flexibilidade de planejamento”, completa.

Para a Copel Telecom, o projeto alinha-se à estratégia da Copel Telecom de disseminar tecnologias de acesso rápido à internet no Paraná. A empresa hoje oferece internet fixa em banda extralarga por meio de sua rede de fibra óptica para os segmentos residencial e empresarial em 50 cidades paranaenses. “Para a Copel Telecom, esta parceria é uma experiência de grande importância para a disseminação da tecnologia das small cells, ainda recente no país, mas com potencial para ampliar significativamente a qualidade de conexão e comunicação para os usuários”, destaca Maurício Dayan Arbetman, diretor-adjunto da Copel Telecom.

Small Cells

As small cells são estações radio-base de dimensões reduzidas cuja finalidade é complementar a camada das macrocélulas tradicionais, usadas para atendimento de grandes áreas. Entre suas vantagens se alinham a rápida instalação, a possibilidade de atender regiões com alto tráfego e a melhoria da cobertura em pontos específicos, por meio de uma expansão da rede em harmonia com a arquitetura urbana. No Brasil a TIM foi pioneira nesse processo, já bem desenvolvido no exterior com cerca de 7 milhões de microcélulas em funcionamento.