Rita de Cássia da Silva nasceu no Rio Grande do Sul e passou a sua infância em Canoas – a cerca de 20 km de Porto Alegre –, fase da vida em que sonhava em viajar pelo mundo. Determinada desde muito cedo, fez um curso para se tornar comissária de bordo e foi selecionada para trabalhar na extinta Varig, onde voou por mais de 10 anos. Entre um voo e outro, a comissária prestou vestibular para Direito e estudava na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, base onde residia.

“Meus colegas não entendiam como eu podia realizar os meus trabalhos em pleno voo, sem desistir”, relembra Rita.

Quando a Varig faliu e demitiu todos os colaboradores, a jovem advogada auxiliou diversos colegas nos processos de indenização contra a maior companhia aérea do Brasil da época.

rita-comissária
A comissária e advogada Rita de Cássia – Foto: Reprodução/@adv.ritasilva no Instagram

 “Foi um período muito complicado. Felizmente, eu consegui me recolocar em uma companhia aérea executiva, mas muitos colegas ficaram sem nada de uma hora para outra. Muito triste”, disse.

Durante os voos na nova companhia aérea, Rita era consultada por outros comissários que tinham dúvidas sobre questões jurídicas.

A advogada, então, começou a trabalhar em uma empresa como consultora jurídica na área empresarial previdenciária e trabalhista. Mais tarde, em seu próprio escritório, passou a atender aeronautas e aeroviários espalhados pelo mundo, visto que ela mesma conhecia profundamente as “dores” desses trabalhadores.

Mas o destino guardava algo ainda maior para Rita de Cássia da Silva. A advogada de raízes africanas foi morar no Peru, onde permaneceu por cinco anos. Lá, iniciou o aprofundamento em seus estudos sobre expatriação e imigração de brasileiros.

Mais uma mudança veio: desta vez, para Nova York, nos Estados Unidos. Já acostumada com a atuação à distância, Rita deu ênfase em sua carreira internacional e passou a atender brasileiros que moram fora do Brasil e que buscavam auxílio jurídico nas áreas de imigração, família, previdência social e até compliance. Hoje, atende também empresas que queiram internacionalizar seus serviços.

As dicas de Rita

  • É importante que, mesmo em meio a uma era digital, as pessoas possam manter a sua essência;
  • Nunca desista dos seus sonhos, pois eles são a força que impulsiona a vida;
  • Mantenha-se perseverante, confiante e determinado, pois cada desafio é uma oportunidade para crescer;
  • E nunca se esqueça que o sucesso é a jornada e não apenas o destino. Siga em frente e faça acontecer!

Siga @adv.ritasilva nas redes sociais!