Cinco entre as oito atividades do varejo registraram perdas nas vendas em abril ante março, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados nesta quarta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na média global, houve redução de 0,6% no volume de vendas.

Foto Agência Brasil

A redução de 1,8% nas vendas de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo deu a maior contribuição para a queda global, seguida pela perda de 5,5% na atividade de Tecidos, vestuário e calçados.

Os demais recuos ocorreram em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,4%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,0%).

Por outro lado, houve avanços em Móveis e eletrodomésticos (1,7%), Combustíveis e lubrificantes (0,3%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (4,3%).

Quanto ao comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o volume de vendas ficou estável (0,0%) em abril ante março. As vendas de Veículos, motos, partes e peças subiram 0,2%, enquanto o setor de Material de construção teve aumento de 1,4%.

Média móvel

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve queda de 0,2% em abril de 2019, divulgou o IBGE.

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou elevação de 0,2% em abril.

Revisões

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em março ante fevereiro, de uma alta de 0,3% para um avanço de 0,1%. O dado de fevereiro ante janeiro foi revisto de estabilidade (0,0%) para -0,1%, enquanto o resultado de janeiro ante dezembro de 2018 passou de 0,5% para 0,6%. A taxa de dezembro de 2018 ante novembro saiu de -2,2% para -2,5%.