Pelo oitavo ano consecutivo, a Uber divulga sua famosa lista com os itens mais esquecidos pelos usuários durante as viagens pela plataforma. Os dados são de 2023 e revelam curiosidades sobre os pertences deixados para trás, bem como as cidades e os dias do ano com maior incidência de esquecimentos. Curitiba está no top 10 das cidades mais “esquecidas” do Brasil.

jovem-motorista-de-uber-no-interior-do-carro
Foto: Freepik

Assim como em 2022, a categoria de “mochilas e bolsas” lidera a lista dos itens mais esquecidos pelos brasileiros, seguidos por aparelhos tecnológicos (celulares e câmeras), roupas, guarda-chuvas e chaves, respectivamente.

Confira o “top 10” dos itens mais esquecidos em viagens pela plataforma:

Mochilas / Bolsas

Celulares / Câmeras

Roupas

Guarda-chuvas

Chaves

Dinheiro

Carteira

Garrafa de água

Copos

Jóias / Relógios / Maquiagem

Já as cidades mais “esquecidas” de 2023 são Itajaí e Florianópolis, em Santa Catarina, além de Brasília. A capital maranhense, São Luís, liderava o ranking em 2022 e agora aparece em 5º lugar. Entre as novidades na lista em relação ao ano passado temos Santos (SP), que se junta a Itajaí como os dois únicos municípios que não são capitais e estão no “top 10”.

Cidades com mais itens esquecidos:

Itajaí

Florianópolis

Brasília

Vitória

São Luís

Curitiba

Campo Grande

Salvador

Goiânia

Santos

Mais uma vez, os dias que antecederam as festas de final de ano se mostraram os mais propícios para desembarcar sem algum pertence importante.

Dias do ano com mais itens esquecidos:

23 de dezembro de 2023

22 de dezembro de 2023

16 de dezembro de 2023

Itens mais incomuns

Seja em uma viagem ou na casa de um parente, esquecer o celular ou uma mochila de roupas é uma situação bem comum para quase todos nós, mas em alguns casos, os esquecimentos são, no mínimo, incomuns. Entre os pertences mais “diferenciados” deixados para trás estão: uma medalha olímpica, 40 pizzas, um cento de pastel, uma varinha do Harry Potter, uma aliança de casamento, um chinelo e um tênis sem par (sim, apenas 1 pé), duas espadas de São Jorge, uma airfryer, uma pá e uma enxada, um filtro de barro e 2 bonecos de pano com a roupa do EC Bahia.

Como recuperar um objeto esquecido em uma viagem

Para encontrar um item esquecido em uma viagem, a melhor forma é entrar em contato diretamente com o motorista parceiro da Uber por telefone, usando o próprio app, assim que perceber que esqueceu o objeto. Se o usuário deixar seu próprio telefone em uma viagem com a Uber, pode acessar sua conta por um computador.

Importante frisar que, de forma a ressarcir o motorista por seu deslocamento para devolver um item, uma taxa de devolução é cobrada dos usuários pela devolução e é repassada integralmente ao motorista parceiro.

Veja o que fazer

Se estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, toque em Suas Viagens e selecione a opção que você deixou algo no carro. Toque em Itens perdidos. Toque em Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido. Deslize para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar.

Se o item perdido foi justamente seu telefone pessoal, acesse o site uber.com/ajuda e faça o login em sua conta. No menu Problemas com uma viagem específica e reembolsos clique em Itens Perdidos, depois em Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido e digite o número de telefone de um amigo.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Uber divulga lista de itens mais esquecidos nas viagens; Curitiba está no ‘top 10’ dos distraídos

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.