O subsolo do Terminal do Cabral, em Curitiba, ficou alagado devido às fortes chuvas registradas na capital paranaense, na tarde desta quarta-feira (18). Segundo a Prefeitura de Curitiba, o túnel alagou por causa da elevação de nível do Rio Juvevê.

Um vídeo registrado por uma passageira do transporte público mostra o piso inferior do terminal submerso. Nas imagens é possível ver ainda outras pessoas paradas em uma escada devido às dificuldades para transitar no local.

Em nota enviada à Banda B, Urbanização de Curitiba (Urbs), que é responsável pelo terminal, informou que o alagamento pode ter ocorrido após o entupimento dos canais de vazão à chuva.

“Equipes também já estão fazendo a limpeza do túnel do terminal Cabral. A Urbs também está mapeando terminais e estações-tubo para verificar a existência de outros alagamentos e a necessidade de reparos. Na estação-tubo da Linha Pinheirinho/Rui Barbosa, que havia sido alagada na última terça-feira (17/1), também já foi realizada a limpeza das calhas”, informou, em nota.

Foto: Prefeitura de Curitiba

Por volta das 17h, o subsolo do terminal já estava liberado para trânsito dos passageiros.

Chuva em Curitiba

Curitiba registrou rajadas de vento superiores a 24 km/h e precipitação acumulada de 56,1 mm de chuva, segundo informou a Defesa Civil na tarde desta quarta. Houve 17 solicitações para informar alagamentos e 34 para registrar queda de galhos e árvores.

Como mostrou a Banda B, entre as regiões mais afetadas estão o Centro e os bairros Santa Quitéria e Alto da XV.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) descreveu a chuva como “mais um temporal de verão em Curitiba”.

Até o momento, não há registro de feridos, desabrigados e desalojados.

Aeroporto do Bacacheri

O forte temporal também danificou um hangar no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. O telhado da Aeromecânica foi “levado” pelo vento, o que pode ter danificado uma das aeronaves, de acordo com testemunhas.

O incidente aconteceu por volta das 16 horas e ninguém se feriu no local. A Banda B procurou a assessoria da CCR Aeroportos, que informou que equipes de emergência e uma viatura do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento.