Você também deve estar se perguntando e a resposta é, sim, o tempo realmente está confuso. E vai ficar um pouco mais até o final da semana. Nesta terça-feira (21), o Sol ainda deve aparecer e as temperaturas devem chegar próximo dos 30°C. Mas isso começa a mudar na sexta-feira (24), com os termômetros caindo e as máximas não chegando aos 20°C. Veja abaixo a previsão para cada dia.
Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, o Sol aparecendo faz com que as temperaturas estejam um pouco mais altas em todos os setores do Paraná. Apesar disso, nos próximos dias teremos aumento da instabilidade já na quarta-feira (22).
“Em função do avanço de uma frente fria pelo Sul do país, atuando com mais intensidade até na altura do Rio Grande do Sul, e o ingresso de calor e umidade da Amazônia. Essa combinação acaba gerando um ambiente favorável à ocorrência de tempestades sobre o Paraná. Essa possibilidade é maior a partir da tarde, mas mesmo durante a madrugada não se descarta pancadas de chuva, principalmente no interior do Paraná”.
explica o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.
Essa frente fria, conforme o meteorologista, continua pelos próximos dias posicionada na altura do Sul do país, o que vai provocar uma sequência de dias com tempo mais instável.
Por conta disso, pelo menos, até o próximo domingo (26), o tempo se manterá mais instável, com chuvas e a partir de sexta-feira, com menos calor.
Veja como fica o tempo ao longo da semana, conforme a previsão do Simepar:
El Niño e o calor
A atualização no El Niño, registrada na segunda-feira (20), mostrou aos meteorologistas que a situação do tempo vai ficar ainda mais complicada nos próximos meses. O calor vai se intensificar.
“O fenômeno El Niño ocorre no oceano pacifico e acaba gerando mudanças nas condições de circulação dos ventos em boa parte do mundo. Ele continua bastante intenso, com temperaturas em média de 2°C acima dos valores históricos e a tendência é de que continue atuante ao longo do Verão, com tendência de enfraquecimento apenas no Outono do ano que vem”.
comenta Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
Conforme explicou Samuel Braun, os indicativos seguem para que, nos próximos meses, a chuva também fique acima da média histórica em boa parte do Sul do país.
“Normalmente esse sinal de chuva acima da média é um pouco maior para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas também acaba atingindo a parte mais Sul do Paraná”.