Com a compra de um novo lote de vacinas contra a Covid-19 travada no Ministério da Saúde, Curitiba anunciou nesta quarta-feira (17) que está sem estoque. Com isso, a vacinação contra a Covid-19 em adultos foi suspensa até que a cidade receba um novo lote. Ainda há vacinas para as crianças.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

O atraso na compra das vacinas contra a Covid-19 fez com que o Ministério da Saúde precisasse adiar a campanha nacional de vacinação contra a Covid. Conforme publicou o jornal Folha de São Paulo, o plano era começar ainda em abril, mas a compra do lote de 12,5 milhões de doses está travada.

A Saúde espera conseguir começar a campanha de vacinação contra Covid-19 em maio, mas até isso é incerto, pois não se sabe ainda quando a compra do lote de vacinas será concluída e se os imunizantes vão chegar a tempo.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde terminou, na quarta-feira, a aplicação de todas as doses disponíveis da vacina contra a Covid-19 que eram destinadas ao público prioritário de 12 anos ou mais. 

Com isso, para dar continuidade à vacinação, o município aguarda uma nova remessa do imunizante pelo Ministério da Saúde. Não há vacina disponível para este público nas unidades de saúde.

Em Curitiba, avaliando o período de seis meses, que é o indicado para que o grupo prioritário se vacine com a bivalente contra a Covid-19, apenas 57,28% do público prioritário se imunizou. Os dados são do Painel da Covid-19 da Prefeitura de Curitiba.

Neste período, de 17 de outubro de 2023 até 17 de abril de 2024, 123.188 pessoas se vacinaram com a dose de reforço contra a Covid-19. Vale destacar que o público alvo das vacinas, neste momento, soma ao todo 324.918 pessoas. 

vacina bebês
Foto: José Cruz/Agência Brasil.

Vacinas infantis

Na capital paranaense, as vacinas disponíveis contra a Covid-19 são as baby, que estão com estoques regularizados e continuam disponíveis em 102 unidades de saúde para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, conforme calendário nacional de vacinação. Confira os locais de aplicação no site Imuniza Já Curitiba.

Indicada para pessoas de 5 a 11 anos que façam parte do público prioritário, a vacina anticovid pediátrica também segue disponível nos seguintes locais:  

Distrito Sanitário de Santa Felicidade
US Santa Felicidade
Via Veneto, 10 – Santa Felicidade

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Tingui
Rua Nicolau Salomão, 671 – Tingui

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Visitação
Rua Bley Zorning, 3.136 – Boqueirão

Distrito Sanitário do Portão
Unidade de Saúde Vila Guaíra
Rua São Paulo, 1.495 – Vila Guaíra

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

Distrito Sanitário do Bairro Novo
Unidade de Saúde Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Taiz Viviane Machado
Rua Gastão Natal Simone, 5 – Cidade Industrial

Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Santa Rita
R. Adriana Ceres Zago Bueno, 1.350 – Tatuquara

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Sem vacinas contra Covid-19 para adultos, Curitiba aguarda nova remessa para retomar aplicações; apenas 57% do público se imunizou

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.