Um projeto de lei pretende criar novo polo gastronômico no bairro Água Verde, abrangendo seis quadras da avenida dos Estados. A iniciativa estabelece que a área do novo polo gastronômico da Avenida dos Estados irá da rua Morretes até a Santa Catarina, onde há uma série de bares e restaurantes consolidados, formando assim um importante circuito de entretenimento da região. A ideia do novo polo gastronômico já foi registrada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

(Foto: Pedro Ribas / SMCS)

A avenida dos Estados é logradouro com intensa cultura gastronômica, acentuada nos últimos anos com a abertura de diversos estabelecimentos que vieram se juntar a tantos outros já tradicionais, como Cantinho do Eisbein, Bar do Tártara, Pizzaria Atollini, Zapata Mexican Bar, Quitute Bar, dentre diversos outros importantes estabelecimentos voltados à gastronomia”, defende Noemia Rocha, na justificativa do projeto de lei.

Para a Câmara Municipal de Curitiba, os polos gastronômicos são inovações e prevê vários incentivos aos negócios estabelecidos nessas áreas especiais da cidade, reconhecidas formalmente como polos gastronômicos. Elas incluem, por exemplo, flexibilização de projeto utilizando o passeio público, autorização simplificada para eventos e para intervenções decorativas na via pública, além de preferência no fechamento de ruas em datas específicas.

Na iniciativa, Noemia Rocha sugere como medidas para a região a garantia do livre trânsito de veículos e transeuntes, ampliação da segurança, melhoria da iluminação e das calçadas, repressão do comércio ambulante irregular, agenda de apresentações culturais e a realização de festivais e encontros gastronômicos. “A ideia é dar mais visibilidade ao comércio da avenida dos Estados e adjacências, através de melhorias urbanísticas, voltadas ao desenvolvimento da região e bem estar da população”, argumenta a parlamentar.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Projeto quer criar novo polo gastronômico em bairro nobre de Curitiba; veja detalhes

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.