Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado no Brasil nesta terça-feira (29) (Lei nº 7.488/1986). Pensando nisso, a Prefeitura de Curitiba reforça o convite para que as pessoas zelem por sua saúde e parem de fumar com apoio das equipes do SUS Curitibano.

Prefeitura oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar. Foto: Pedro Ribas / SMCS

O tratamento para deixar o vício do cigarro é gratuito e conta com grupos presenciais ou virtuais do Programa de Controle do Tabagismo, que está vinculado à política pública municipal de promoção da qualidade de vida: o Curitiba Viva Bem.

De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo de Curitiba Ana Paula Machado, o cidadão pode ter acesso ao programa de duas formas: ir direto até a unidade de saúde onde ele mora para saber onde está sendo feito o tratamento presencialmente ou o cidadão pode ligar para a Central Saúde Já Curitiba no (41) 3350-9000. O cidadão também pode escolher participar de grupos virtuais.

“A gente sabe que as pessoas trabalham dentro do horário comercial e os grupos presenciais acontecem dentro desse horário nas unidades de saúde. No grupo virtual esse cidadão pode ter acesso ligando através do telefone, vai passar por uma consulta clínica com um enfermeiro. E após essa consulta vai receber um link onde ele pode acessar esses grupos virtuais”, explica

Seja no virtual ou presencial, os dois grupos funcionam da mesma forma. Primeiro, começa com quatro sessões semanais. Depois, são duas sessões quinzenais. Por último, o cidadão será acompanhado mensalmente pelo intervalo de um ano.

“Terapia cognitiva comportamental vai ajudar o cidadão a entender porque ele fuma, quais são os motivos que ele fuma e como lidar com os gatilhos do dia a dia. Ele vai ser acompanhado pela equipe médica, que vai avaliar o melhor tratamento para esse cidadão”, diz Ana Paula

Receita médica

A partir da indicação do tratamento, Ana destaca que o cidadão vai receber a receita médica para buscar os insumos na unidade de saúde mais próxima de onde ele mora. “Se for via virtual ele vai mostrar o aplicativo e retirar os insumos”.

Os cidadãos podem procurar por esses grupos em qualquer momento do ano. As unidades de saúde funcionam das 9h às 19h. A Central Saúde Já funciona de segunda à sexta, das 7h às 22h e aos sábados e domingos funcionam das 8h às 20h.

“Fica a sugestão para você que quer mudar de vida. Você vai ser muito bem atendido e orientado”, diz.