Moradores que querem descartar aparelhos eletrônicos estragados ou sem uso, cabos e baterias velhas podem comparecer aos mutirões de recolhimento de lixo eletrônico da Prefeitura de Curitiba. A ação será feita neste sábado (2/12), das 9 às 15h, e esta será sua última edição de 2023.

lixo-eletronico-curitiba
Prefeitura de Curitiba promove os últimos mutirões de recolhimento de lixo eletrônico do ano. Foto: Luiz Costa/SMCS (arquivo)

Os mutirões serão feitos em nove bairros de Curitiba. A coleta dos equipamentos e resíduos será feita por associações do programa Ecocidadão.

Podem ser levados computadores, geladeiras, smartphones, fornos elétricos, micro-ondas, aparelhos de som, ventiladores, desumidificadores, torradeiras, batedeiras, aspiradores, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, tablets, notebooks, impressoras, carregadores de celular, cabos, entre outros.

Os mutirões de recolhimento do lixo eletrônico são realizados a cada três meses, no primeiro sábado do mês, e são coordenados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A próxima ação está prevista para acontecer no dia 2 de março de 2024.

Sustentabilidade

As peças serão separadas e encaminhadas para darem origem a outros bens. O plástico presente nos aparelhos pode ser usado como matéria-prima para novos produtos, gerando mais sustentabilidade na cadeia produtiva.

A diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, explica que, além de colaborar com as famílias dos integrantes das associações do Ecocidadão, levar o lixo eletrônico aos mutirões reduz o risco de descarte incorreto. “Em aterros sanitários ou bota-fora irregulares, os compostos químicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos”, alerta.

No ICI

Continua disponível o recolhimento do material, também, no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), no Cabral. Quem faz o recolhimento é a Reciclemais, do Ecocidadão, todas as primeiras sextas-feiras do mês. São levados os materiais gerados no local, assim como de funcionários do Ippuc e de moradores da primeira quadra da Rua São Pedro, onde fica o ICI. 

Mais informações sobre o descarte correto de resíduos e os serviços disponíveis estão no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br e no site da Família Folhas.

Pontos de coleta de lixo eletrônico

  • Parque Barigui: acesso pela BR-277 – Santo Inácio (no estacionamento em frente ao heliponto)
  • Parque Bacacheri: Rua Dr. Eurico César de Almeida – Santa Cândida (acesso pela Rua Nicaragua)
  • Rua da Cidadania Cajuru: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru
  • Parque São Lourenço: Rua José Brusamolin, 125 – São Lourenço (acesso pela Rua Mateus Leme)
  • Parque Tingui: Rua Professor Dario Garcia – Vista Alegre
  • Praça Desembargador Carneiro: Rua Lourival Portella Natel – Portão (acesso pela Av. Presidente Kennedy)
  • Praça Capão Raso: Av. República Argentina – Capão Raso
  • Praça dos Menonitas: Rua Antônio Kosovski, 3425 – Boqueirão
  • Horto Municipal do Guabirotuba: Avenida Senador Salgado Filho, 947 – Guabirotuba

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Prefeitura de Curitiba promove os últimos mutirões de recolhimento de lixo eletrônico do ano

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.