Ouça a entrevista completa:

A cidade conhecida por ser exemplo para o Brasil e para o mundo completa 330 anos nesta quarta-feira (29). Fundada em 1693, Curitiba aos poucos se tornou uma das melhores cidades para se viver. E é com felicidade e orgulho que o prefeito Rafael Greca (PSD) comemora a data, trazendo inclusive boas notícias. Em entrevista à Rádio Banda B, o prefeito disse que a expectativa é de que a obra da Linha Verde seja entregue até o final do ano passado.

Foto: Daniel Castellano / SMCS.

Durante todo o período em que está à frente da Prefeitura de Curitiba, Rafael Greca é cobrado por uma obra que não foi ele quem começou, mas que prometeu terminar: a Linha Verde. No aniversário da capital paranaense, o prefeito de Curitiba disse que, se tudo der certo, a obra será entregue no ano que vem.

“Para minha alegria, eu vi que as obras estão indo muito bem, graças a Deus. O túnel da Linha Verde sobre a BR-116, na embocadura da Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, já está sendo cavado. Acho que nós vamos terminar a Linha Verde. São Pedro ajudando e tudo ocorrendo bem, com o atual empenho da atual concessionária dos serviços, vamos conseguir entregar a Linha Verde para os curitibanos até o final do ano que vem, quando termina meu mandato”. 

Além disso, o prefeito quer entregar ruas revitalizadas aos curitibanos. A promessa é de mais de 100 quilômetros de asfalto. 

“Ontem comecei um programa de 120 novos quilômetros de asfalto novo. Fui numa rua do Atuba, onde Curitiba começou, e pude estar com todos os vereadores”. 

Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Presente para a cidade

O maior presente que Curitiba poderia ganhar no aniversário, na avaliação do prefeito, é a Pirâmide Solar, usina solar instalada sobre o aterro sanitário do Caximba, desativado em 2010. 

“Vamos inaugurar ao Sul da cidade, no Caximba, onde o Rio Barigui encontra o Rio Iguaçu, a maior usina fotovoltaica solar do Brasil e a única construída em cima de um antigo passivo ambiental, em cima de um antigo aterro de lixo. É com alegria que vou fazer essa inauguração porque aí estarei cumprindo meu dever de fazer direito meu ofício de prefeito”. 

Segundo o prefeito, além de trazer inovação para a cidade, a usina vai promover também economia. 

“A usina vai promover economia de R$ 2.650.000 por ano, o equivalente a mil refeições gratuitas por dia nos restaurantes solidários de Curitiba, nas mesas solidárias, onde nós servimos comida de graça, como aquele que existe perto da estátua de Nossa Senhora da Luz, embaixo do viaduto do Capanema, ou ainda o restaurante solidário na Rua da Cidadania da Rui Barbosa”.

Ao longo destes 330 anos, Curitiba já foi exemplo para o mundo em vários sentidos. Do transporte coletivo ao meio ambiente, da educação dos moradores à sustentabilidade. Para Greca, a chegada da Pirâmide Solar neste momento é o maior orgulho.

“Significa que somos exemplo de sustentabilidade para o mundo […]. É meu dever apontar o que devemos fazer pelo bem do Brasil e da humanidade”. 

Foto: Pedro Ribas/SMCS.

Meio ambiente

Em março do ano passado, Curitiba trouxe de volta a Família Folhas, um dos principais braços da prefeitura na campanha de preservação do meio ambiente a partir da reciclagem. O prefeito reforçou que, pouco a pouco, o objetivo é fazer com que a cidade seja cada vez mais limpa.

“Estamos nos livrando da poluição, das usinas termelétricas que aumentam o preço da conta de luz, estamos provocando o mundo a querer fazer energia limpa”. 

Rafael Greca comentou que tudo que tem sido feito em Curitiba tem também a intenção de incentivar outras cidades, principalmente na busca por um meio ambiente melhor para todos.

“Por isso que estamos plantando árvores, diminuindo a poluição, multiplicando transporte coletivo, investindo na energia solar e vamos fazer cada vez mais energia solar e queremos fazer frota de ônibus elétricos. Sabemos que tanto a eletricidade gerada pelo sol, como os ônibus elétricos alimentados por usinas solares, vão possibilitar baratear os custos no transporte e nos custos do mundo que vai nascer”. 

Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Crianças na escola

O prefeito Rafael Greca disse também que, no último ano, foram abertas 10 mil vagas em creches de Curitiba. Tudo isso veio, segundo ele, para ajudar as famílias que pediam muito por mais vagas para as crianças.

“A Maria Sílvia Bacila, secretária municipal de Educação, abriu todas as vagas de creche possíveis para todas as mulheres que pediram vagas através do Curitiba App, que é o site da prefeitura onde as mães se matriculam automaticamente para as creches. Não tem mais aquela seleção pessoal que criava burocracia”. 

Segundo o prefeito, agora é tudo feito pelo computador, impessoal, e por isso foram abertas tantas vagas. “Se mais pudermos, mais faremos”. 

creches
Foto: Levy Ferreira/SMCS

Orgulho de Curitiba

O prefeito prometeu ainda visitar o primeiro “curitibinha” que nasceu nesta quarta-feira. “Margarita e eu vamos levar um presentinho para ele, vamos dar um brinquedo de capivara e um pinhão de prata para guardar como lembrança”. 

A capital pretende, ainda, entregar um diploma para os moradores para que se lembrem de terem feito parte dos 330 anos de Curitiba.

“Hoje estive na catedral e um menino chamado Marcos veio perto de mim, ele tem 30 anos, já é barbudo, e me mostrou o diploma de 300 anos de Curitiba, dizendo que nascer em Curitiba vale a vida. Nós vamos fazer esse diploma ser entregue a partir de amanhã também para todos os cidadãos dos 330 anos de Curitiba. Queremos provocar cada vez mais amor, porque uma cidade inteligente é uma comunidade de amor”. 

Por fim, a mensagem que Rafael Greca deixa é de que amemos cada vez mais e lutemos por nossa cidade.

“Que todos transformem essa cidade que nasceu em véspera de Páscoa num exemplo para o mundo. Salve, Curitiba”.