Por meio da conta de luz, paranaenses poderão realizar doações para ajudar na manutenção dos atendimentos oncológicos realizados no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), em Curitiba. A instituição, em parceria com a Copel, lançou nesta terça-feira (1º) uma nova campanha para arrecadação de recursos a serem destinados aos tratamentos de câncer adulto e pediátrico realizados.

Foto: Divulgação/AEN

Segundo o Evangélico Mackenzie, o hospital realiza mais de 2,2 mil atendimentos oncológicos por mês, dos quais 98% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para participar, o interessado em doar deve ligar para os números 0800 610 5665 ou (41) 3441-0010 e informar o valor e a quantidade de meses, com a opção de deixar registrada a doação recorrente. O valor repassado ao Hospital Mackenzie será automaticamente cobrado na fatura mensal da Copel.

“Para continuarmos a oferecer estrutura de ponta e profissionais altamente capacitados, contamos com a generosidade das pessoas que queiram doar para mantermos a qualidade em nossos tratamentos oncológicos pelo SUS. Enfrentar essa doença é um desafio imenso para toda a família dos pacientes”, destaca o diretor geral do HUEM, Tiago Tormen, que é oncologista pediátrico.

Tratamentos

O Centro de Oncologia Mackenzie (COM) oferta para pacientes SUS todas as especialidades oncológicas, subespecialidades cirúrgicas, oncogenética e equipe multidisciplinar com fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, odontologia e serviço social.

Inaugurado em 2020, nas proximidades da sede do HUEM, o espaço conta com uma estrutura de alta qualidade. São 12 consultórios e leitos, além de 22 poltronas para infusão de quimioterapia. Em salas humanizadas, com amplas janelas e vista para um jardim de inverno, assegurando maior conforto e bem-estar aos pacientes que enfrentam essa difícil doença e também para acompanhantes.

Além disso, crianças com câncer são atendidas na ala pediátrica da instituição, exclusiva para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, com 100 leitos para internações, dos quais dez são destinados à UTI pediátrica.

Como o pequeno José Antônio, de três anos, diagnosticado há 10 meses com um tumor na bexiga. Sua mãe, Letícia Lima da Silva, conta que rapidamente foram encaminhados para o HUEM e dias depois o menino já estava fazendo quimioterapia.

“Desde o início fomos muito bem atendidos pela equipe. Graças a Deus ele teve uma boa resposta ao tratamento e agora adora vir nas consultas semanais. Para ele é como um passeio, chama as enfermeiras de tia e é muito bem cuidado. Tudo pelo SUS, com estrutura ótima. Além da oncologia ele é acompanhado por dentista, fisioterapeuta, nutricionista, só tenho elogios ao Hospital”, destaca Letícia.

Ao colaborar com o Hospital Evangélico Mackenzie, cada doador ajuda a proporcionar um tratamento mais humanizado, com acesso a uma equipe multidisciplinar e infraestrutura de ponta para cada vez mais pacientes.

“A união de esforços da sociedade nos permite seguir salvando vidas e oferecendo esperança para milhares de famílias que enfrentam o câncer”, afirma Tiago Tormen.

Além da campanha “Seja Luz, doe vida” existem outras formas de colaborar com o Hospital Evangélico Mackenzie, que no último ano prestou mais de 2 milhões de atendimentos, entre transplantes, cirurgias, partos, atendimentos de urgência e emergência, consultas e exames. Para mais informações sobre como doar ou conhecer outras formas de apoiar, acesse o site do HUEM .