Curitiba 330 anos e o orgulho que os moradores têm do

bairro em que vivem

Basta um passeio pela Avenida Winston Churchill para perceber a quantidade de lojas, supermercados e serviços que são oferecidos no bairro Pinheirinho, em Curitiba. Nesta via fica inclusive um dos principais centros de comércio popular da cidade. E falando em serviços oferecidos… O Pinheirinho ainda tem uma das maiores ruas da cidadania de Curitiba.

O bairro em si surgiu no início do século XIX e tem mais de 200 anos. Tem a combinação ideal entre áreas comerciais e residenciais. Falando em comércio, foi no Pinheirinho, em 1974, que nasceu uma das redes de supermercados mais conhecidas do Brasil: o Condor. Na época Joanir Zonta adquiriu um mercado de 110 metros quadrados e começou suas atividades com cinco funcionários.

Outra vantagem é que o Pinheirinho conta com vias que permitem com que os moradores cheguem rapidamente em qualquer lugar de Curitiba. Além da Winston Churchill, a movimentação da população também é grande na rua Nicola Pellanda e na Linha Verde.

Pinheirinho, Capão Raso e Xaxim; Desenvolvido, com tudo perto e bom até para arrumar emprego
Pinheirinho se desenvolveu muitos nos últimos anos. Foto: Jaelson Lucas/SMCS

E por que Pinheirinho? Ali por 1800, muitas fazendas na região tinham inúmeros pinheiros agrupados tanto na entrada das propriedades quanto para demarcar os terrenos. Quando surgiram, os primeiros armazéns, hotéis e restaurantes, o nome foi natural.

A aposentada Rosa Carci, de 71 anos, mora no Pinheirinho há 51 anos e lembra bem como era antes.


“Quando eu cheguei eram campos, campos e campos! Nossa! era tudo muito sossegado. Quando precisava de alguma coisa tinha que ir até o Centro. Pinheirinho de hoje melhorou bastante, tem até uma rua da Cidadania com vários serviços”, diz

O também aposentado Marcílio Frazão mora no Pinheirinho desde 1966 e veio para o bairro quando tinha 15 anos.

“Só tinha um ônibus pequeno, não tinha terminal, asfalto, nada. Bairro está desenvolvendo, tem tudo já. Banco, caixa, tem tudo. Funciona bem, tudo tranquilo, beleza. Se quiser arrumar emprego tem também, o Liceu de Ofícios”

“Tem tudo perto”

Xaxim se destaca pelo comércio. Foto: SMCS

Do Pinheirinho, vamos para o Xaxim, ao lado. Exatamente o caminho que ligava Curitiba a São José dos Pinhais que deu origem ao bairro e hoje é a rua mais famosa: a Francisco Derosso. Naquela época, as terras eram demarcadas com valas plantadas de: Xaxim, por isso o nome do bairro até hoje.

Aqui, predominam as residências, mas também tem bastante comércio. E como orgulho não paga imposto, a Agente Funerária Leila Pricivici, há dois anos no bairro, fala do orgulho que tem de morar aqui.

“Perto do meu trabalho, bem servida de ônibus, eu não tenho do que reclamar. Pra mim é perfeito! Tem tudo perto, mercado, farmácia, ônibus, a rua da cidadania também é próxima. Então pra mim está bom!”, destaca

“Tudo que precisa”

Capão Raso tem vários tipos de serviços à população. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Agora, vamos dar um pulinho no Capão Raso. Ahhhh….como falar do bairro sem citar Antonio e Catharina Gasparin, imigrantes italianos que se casaram e fizeram bodas de ouro no bairro. Donos de uma grande chácara e chefes de família numerosa com 14 irmãos, a dupla trabalhou na construção da Estrada de São José, onde tinha um macadame. Ali no fim, um capão, que deu nome pra região de Capão Raso.

Um dos diferenciais do bairro está na mobilidade já que, morando ali, é possível ficar perto de dois terminais de ônibus, o do Capão Raso e o do Pinheirinho. O aposentado Francisco Manuel da Cruz, conta as vantagens de morar aqui.

“Preciso ir para o Centro, o terminal está ali. Para sair da minha casa e ir para o terminal eu gasto cinco minutos”, conta

Outro detalhe que dá orgulho é morar perto de shoppings. O Capão Raso fica ao lado do Shopping Palladium colado aos Shoppings Ventura e Popular. Lazer garantido pra quem quer passear.

Próximas visitas

Como não se orgulhar de viver no Pinheirinho, Xaxim e Capão Raso? Na reportagem de amanhã da série especial dos 330 anos de Curitiba, vamos visitar o Boqueirão, Alto Boqueirão e o Hauer.