Curitiba conquistou mais um reconhecimento internacional por suas políticas e iniciativas de cidade inteligente, sustentável e humanitária: a capital paranaense entrou, pelo quarto ano consecutivo, entre as sete comunidades mais inteligentes do mundo na escolha ranking internacional do Intelligent Community Forum (ICF).]

curitiba
Foto: Pedro Ribas/SMCS

O resultado foi anunciado na manhã desta quarta-feira (19) em Nova Taipé (Taiwan), durante o fórum NTPC Smart City 2024. Além de Curitiba, o Paraná tem outra representante no Top 7 mundial: a cidade de Assaí.

“Muito me alegra saber que não fomos somente escolhidos em 2021 com uma das sete  comunidades mais inteligentes do mundo, mas que, ano a ano, temos avançado nas ações que tornam a nossa cidade mais inteligente, ao abraçar a tecnologia e a inovação para transformar para melhor a vida de todos os curitibanos”, celebrou o prefeito Rafael Greca.

Este é mais um reconhecimento da capital paranaense como um destaque internacional em inovação e tecnologia, resultado das ações da Prefeitura e de todo o ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão.

Completam o ranking do ICF em 2024 as seguintes comunidades: Coral Gables (Flórida, EUA); Durham e região (Ontario, Canadá; Fredericton (New Brunswick, Canadá; Hilliard (Ohio, EUA) e o Condado de Yunlin (Taiwan).

Jornada de desenvolvimento

“O Top7 inclui sempre cidades e regiões que são novas no programa e aquelas que foram homenageadas no passado. Estamos orgulhosos de homenagear todos os Top7 pelo que realizaram e alcançarão no futuro”, afirmou o cofundador do ICF, John Jung. 

“A jornada da Comunidade Inteligente não se completa em um dia ou um ano; se desenvolve a partir de estratégias e pequenos triunfos até realizações muito maiores de pessoas e organizações em toda a comunidade”, completou.

Jung destacou ainda que comunidades inteligentes são aquelas que equilibram continuidade e inovação, conectividade digital e de pessoa para pessoa, a economia de hoje e a economia emergente de amanhã.

As sete comunidades finalistas de 2024 terão seus modelos de desenvolvimento econômico, social e cultural na era digital apresentados durante o ICF Summit, em Barcelona (Espanha), em novembro, quando será anunciado o nome da comunidade mais inteligente do mundo deste ano.

O Prêmio

A premiação reconhece ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.

Nos últimos seis anos, a capital paranaense tem figurado entre os destaques do IFC, desde que ingressou, em 2019, pela primeira vez entre as 21 comunidades mais inteligentes do ranking e subiu ao Top 7 em 2021.

 Ações de destaque

O compromisso de Curitiba em adotar as energias renováveis e reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera, a criação de novas áreas verdes, tornando a cidade ainda mais sustentável ao meio ambiente foi um dos destaques mencionados pelo ICF para a escolha.

As ações que tornam a capital paranaense um destino atraente para empresas inovadoras e talentos foi outro tópico mencionado.

 A cidade também desenvolveu o Programa Fala Curitiba, impulsionando o engajamento cívico de todos os seus 75 bairros e envolvendo os cidadãos na construção de orçamentos e planos de desenvolvimento.

O ICF também destacou que, desde a última vez que foi nomeada Comunidade Top7, Curitiba continuou a receber reconhecimento global por seu sucesso, tendo recebido o prêmio Smart City em novembro, na Smart City Expo 2023, em Barcelona.

Seleção do Top 7

O Top7 foi escolhido a partir de uma seleção prévia, o Smart21, divulgado em fevereiro pelo ICF com a lista das 21 comunidades mundiais mais inteligentes do mundo, em que Curitiba foi selecionada pelo 6º ano consecutivo.

O ICF usa um método analítico rigoroso para selecionar o Top7, a partir da análise de questionários que cada cidade ou região preenche, informando suas ações de governança para prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.

Uma equipe acadêmica internacional de analistas revisa os questionários, classifica cada um deles em dezenas de fatores e produz uma classificação quantitativa dos candidatos, que define as sete principais comunidades inteligentes da ICF no ano.

O ICF

O Intelligent Community Forum é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá, para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Pela 4ª vez consecutiva, Curitiba está entre as 7 comunidades mais inteligentes do mundo

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.