Dezenas de peixes apareceram mortos no lago do Parque Bacacheri, em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (27). Frequentadores que costumam caminhar pelo local se surpreenderam com a cena e relataram mau cheiro vindo da água.

Os animais, de diferentes tamanhos, estavam boiando próximos às margens. Funcionários do parque recolheram carpas e outras espécies que morreram, a maioria delas filhotes.

José Carlos Nunes, técnico em farmácia que frequenta o parque com a família, contou que esteve no local no fim de semana e não percebeu nada de anormal.

“É uma pena. A gente está no parque praticamente todo final de semana. Ontem nós passamos e estava bonito. Hoje, numa segunda-feira, infelizmente diversos peixes mortos. Provavelmente faltou oxigênio ou um tratamento melhor da água”, lamentou.

A aposentada Rosa Pereira também lamentou a situação. “É triste ver isso. Tem muitos filhotes mortos. Dá uma dor no coração ver isso. Eu vim no sábado caminhar e estava tranquilo. Não tinha peixe morto. Acho que aconteceu de ontem pra hoje. A água está com cheiro ruim”, disse à Banda B.

Outra frequentadora, Neli Trindade, destacou que os peixes haviam sido colocados no lago há pouco tempo. “Todo domingo a gente está aqui. Eles soltaram os peixes recentemente e agora estão nesse estado”, contou.

Em nota, a Polícia Civil informou que irá instaurar um inquérito para apurar o ocorrido.

O que diz a Prefeitura de Curitiba

Também por meio de nota, a administração municipal informou à Banda B que a morte dos peixes foi causada pela mudança brusca de temperatura. Segundo o órgão, houve uma “variação de 8 a 27 graus em menos de 24 horas”. Veja a nota na íntegra abaixo:

“A mudança brusca de temperatura, com variação de temperaturas muito altas de dia e muito baixas à noite, com variação de 8 a 27 graus em menos de 24 horas, causou a morte de peixes das espécies tilápias e carpas no lago do Parque Bacacheri. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está fazendo análises laboratoriais para concluir o laudo técnico. Equipes também estão monitorando o lago na manhã desta segunda-feira (27/10) e recolhendo os peixes mortos.”