Natal de Curitiba 2021 terá 53 dias de atrações gratuitas para toda a família; confira a programação

A programação natalina de Curitiba começa, no dia 18 de novembro, com a inauguração da decoração natalina do Largo da Ordem, no Centro Históric

Redação com SMCS

Curitiba definitivamente é a cidade luz dos pinhais e vai estar ainda mais “instagramável” neste fim de ano. Serão 53 dias de atrações do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 para toda a família, com a decoração podendo ser apreciada até o dia 9 de janeiro.

Seguindo os protocolos do município de combate à pandemia, as atrações do Natal de Curitiba terão distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara, controle de público e agendamento on-line para concertos, autos, óperas, passeios e apresentações drive-thru ou drive-in no site da programação, o https://natal.curitiba.pr.gov.br/.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

A programação natalina de Curitiba começa, no dia 18 de novembro, com a inauguração da decoração natalina do Largo da Ordem, no Centro Histórico. A Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) são responsáveis pela organização dos espetáculos da Prefeitura.

O agendamento on-line para assistir ou participar de algumas atrações começa no dia 5 de novembro no site do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021.

Atrações

Árvores de Natal e rosáceas luminosas nos cartões-postais de Curitiba e nas Ruas da Cidadania. Circuitos natalinos de carro no Passeio Público e nos parques Barigui e Náutico. A volta da Vila de Natal, agora no Mercado Municipal. Do Natal no Palácio Avenida à decoração da Família Moletta no Umbará, as tradições natalinas curitibanas se espalham do Centro para os bairros e com novidades: voo de balão (preso ao solo) no Jardim Botânico, mantos de luz cobrindo de ponta a ponta a Rua XV de Novembro e a Ópera da Cura no Memorial Paranista.

Com o tema A Gratidão Vai Iluminar a Cidade, a quinta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, lançada pelo prefeito Rafael Greca, nesta segunda-feira (25/10), será a maior programação gratuita de fim de ano do país.

Foto: Marcelo Borges/Banda B

“Neste Natal, Curitiba agradece o dom da vida. Com mais de 65% dos curitibanos imunizados com as duas doses da vacina contra covid-19, a maior graça que se pode ter é a vida. Por isso, este será o Natal da gratidão”, afirmou Greca, que estava acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone.

O prefeito destacou também que a Prefeitura e seus parceiros estão mobilizados para transformar a capital em uma ótima opção para moradores e turistas desfrutarem, com toda segurança, experiências únicas neste fim de ano.

Serão 53 dias de atrações da Prefeitura e da iniciativa privada, entre autos, circuitos natalinos de carro (drive-thru), recitais de ópera, voos de balão, concertos, exposições, feiras temáticas, aulas-show gastronômicas e até experiências olfativas.

A capital volta a ganhar ainda uma decoração toda especial, repleta de luz, cor e muito brilho, que levará a festividade do Centro para os bairros. Serão cerca de 30 árvores espalhadas por toda a cidade e não faltarão as tradicionais Estrelas de Belém iluminadas, que vão indicar e valorizar atrações históricas curitibanas.

A maioria das atrações termina no dia 30 de dezembro, mas a decoração poderá ser apreciada até 9 de janeiro.

Segurança sanitária

Todas as atrações do Natal de Curitiba seguirão os protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios pela covid-19, como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara, controle de público e agendamento on-line (a partir de 5/11) para assistir a espetáculos como autos, concertos, óperas, passeios e apresentações drive-thru ou drive-in.

A população também poderá acompanhar os espetáculos pelas redes sociais e sites da Prefeitura de Curitiba e da programação natalina.

Retomada econômica

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 também integra o esforço do município para acelerar a retomada econômica da capital.

“Com a programação, estamos criando um círculo virtuoso de estímulo à economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, receptivo, prestação de serviços, comércio. Também vamos fortalecer a rede de economia criativa da cidade ao criar oportunidade de emprego e renda para artesãos, artistas, cenógrafos e mão de obra especializada, como operadores de luz e som”, argumentou Greca.

A expectativa é que mais de dois mil profissionais da cadeia da economia criativa sejam beneficiados com o Natal de Curitiba 2021.

Parcerias

Como nas edições anteriores, Curitiba celebrará o Natal de 2021 com uma programação descentralizada, contemplando o Centro e os bairros, e uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores, como O Boticário, Condor, Copel Telecom, Electrolux, Festval, Volvo, Ademicon, Ebanx, Consórcio Servopa e ParkShoppingBarigüi.

Foto: Marcelo Borges/Banda B

“Curitiba já se consolidou no roteiro nacional natalino e, mesmo durante a pandemia, mostra que uma cidade inteligente como é a nossa capital consegue recriar, por meio de parcerias público-privada, lindos cenários que retratam o caráter lúdico do nascimento de Jesus Cristo. E tudo poderá ser apreciado com segurança”, reforçou Greca.

Retorno

Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo, previu que o investimento da Prefeitura no Natal trará um bom retorno para a cidade, pois a programação atrai um maior número de turistas e movimenta toda a economia.

“A cada real investido pela Prefeitura na programação, estima-se que o retorno dos turistas seja de R$ 37 no comércio e serviços”, salientou Tatiana.

A presidente do instituto lembrou que, desde o início da programação natalina em 2017, o tempo de permanência de turistas vem aumentando em Curitiba no fim do ano. “Em 2019, essa permanência média passou de dois para quatro dias, movimentando ainda mais os setores de hotelaria, alimentação, transporte e comércio da capital”, contou.

Tatiana espera que a programação de 2021 supere o número de expectadores de 2019, quando 700 mil pessoas acompanharam as atrações. “Deste total, 100 mil eram turistas”, acrescentou ela.

Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) são responsáveis pela organização dos espetáculos da Prefeitura.

O agendamento on-line para assistir ou participar de algumas atrações começa em 5 de novembro no site do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. A programação completa está em https://natal.curitiba.pr.gov.br/, sujeita a alterações.

Representantes de empresas patrocinadoras do Natal de Curitiba acompanharam o lançamento: André Santini (Copel Telecom), Joanir Zonta (Condor), Rodrigo Tomáz de Oliveira (Electrolux), Tatiana Reichman (Ademicon), Viviane Delgado (Ebanx), Fabiano Szpyra (Festval), Marco Aurélio Jardim (ParkShopingBarigüi) e Corina Pedroso (Consórcio Servopa).

Também participaram do lançamento do Natal de Curitiba 2021 o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma; os vereadores Pier Petruzziello (líder do governo), Alexandre Leprevost, Marcelo Fachinello, Mauro Ignácio, Oscalino do Povo, Serginho do Posto, Sidnei Toaldo e Eder Borges; os secretários Luiz Fernando Jamur (Governo), Maria Silvia Bacila (Educação), Marilza Dias (Meio Ambiente), Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional), Cinthia Genguini (Comunicação) e Rodrigo Rodrigues (Obras Públicas); a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto; o presidente do Icac, Marino Galvão Júnior; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; a assessora do prefeito, Cibele Fernandes Dias; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; a superintendente de Trânsito, Rosângela Batistella; e a superintendente da Secretaria Municipal da Saúde, Beatriz Battistela Nadas.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Copel Telecom, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Programação

NATAL NO LARGO DA ORDEM

O Largo da Ordem no Centro Histórico volta a ganhar uma decoração especial com direito a árvore da vida de 11 metros, feita com 5 mil vasinhos de sálvias, bem como guirlandas gigantes e estrelas de Belém que irão valorizar as fachadas do Palacete Wolf, Solar do Rosário, da Igreja do Rosário, a Igreja da Ordem, a Casa Hoffmann e do Palácio Garibaldi. Outras duas árvores de Natal de luz irão embelezar o Memorial de Curitiba, que receberá concertos e espetáculos do Pavilhão Étnico, e a Praça João Cândido, onde está o Palácio Belvedere. Tudo gratuito.

Datas: de 18/11 a 9/1

FEIRAS ESPECIAIS DE NATAL

As feiras especiais das praças Osório e Santos Andrade irão comercializar produtos natalinos e sugestões de presentes. As mais de 50 barraquinhas ganham uma decoração especial de fim de ano.

Datas: de 19/11 a 23/12

VILA DE NATAL ELECTROLUX NO MERCADO MUNICIPAL

A Vila de Natal Electrolux chega neste ano ao Mercado Municipal, no Centro. Além da decoração natalina com uma árvore de Natal com mensagens festivas, o mercado irá receber a Casa do Papai Noel com realidade aumentada, maquete de pão de mel com projeção de luz, contações de história e aulas-show com chefs renomados transmitidas ao vivo nas redes sociais. Tudo gratuito. A Vila ainda contará com ações de responsabilidade social: de uma urna em forma de presente, os visitantes poderão retirar cartas de crianças em situação de vulnerabilidade para realizar seus desejos de Natal.

Datas: de 21/11 a 24/12. Decoração até 9/1

VOO DE BALÃO DA ADEMICON NO JARDIM BOTÂNICO

Com patrocínio da administradora de consórcios Ademicon, o Jardim Botânico terá várias atrações este ano. Além da estufa com contornos luminosos, trilhas sonoras de Natal pelo Jardim Francês e árvore de Natal “viva” de 11 metros de altura, o espaço irá receber um inédito balão que fará voos cativos (preso ao solo) de 40 metros, equivalente a altura de um prédio de 12 andares. Haverá sistema de agendamento on-line do passeio e número de vagas limitado por dia. Tudo gratuito.

Datas: de 21/11 a 9/1


NATAL O BOTICÁRIO NA RUA XV DE NOVEMBRO

Primeiro calçadão de pedestres do Brasil, a Rua XV de Novembro irá ganhar decoração e atrações inéditas com patrocínio de O Boticário. Mantos de luz irão cobrir de ponta a ponta o calçadão, que ainda ganhará mensagens de luz e caixas de presente gigantes ricamente decoradas e que irão proporcionar experiências olfativas. Sobre o chafariz, entre a Alameda Dr. Muricy e a Av. Marechal Floriano Peixoto, estará a Árvore da Vida de 11 metros e 5 mil vasinhos de sálvias, ladeada pelos postes republicanos transformados em “candelabros” graças a centenas de pontos de luz, além de laços. Tudo gratuito.

Datas: de 22/11 a 9/1


AUTO DE NATAL E CAMINHO DE LUZ CONDOR NO PASSEIO PÚBLICO

Primeiro parque de Curitiba, o Passeio Público volta a receber uma programação especial com auto de Natal na Ilha dos Poetas nos fins de semana, o passeio de carro pelo circuito Caminho de Luz, decoração especial com árvore de Natal de 11 metros, portais iluminados e feirinha gastronômica. O patrocínio é da Rede de Supermercados Condor. Também haverá exibição de filmes e apresentações de concertos no Coreto Digital. Para fazer o circuito de carro, haverá agendamento on-line e número limitado de vagas. Tudo gratuito.

Datas: de 21/11 a 30/12. Decoração até 9/1


NATAL DA CONEXÃO COPEL TELECOM PARQUE BARIGUI

Como em 2020, o espetáculo natalino drive-thru no Parque Barigui vai começar no Portal de Acesso (com entrada pela BR-277) e seguirá por um circuito de 1,4 km, até a Rua Cândido Hartmann. Durante o percurso, que terá patrocínio da Copel Telecom, várias atrações poderão ser acompanhas de carro, como Banda de Noéis, Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria e Santo Presépio. O circuito ainda terá túneis de luz e duas árvores de Natal, como a enorme estrutura de 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago, que este ano será giratória e terá patrocínio do ParkShoppingBarigüi. Para fazer o circuito de carro, haverá agendamento on-line e número limitado de vagas. Tudo gratuito.

Datas: de 23/11 a 30/12. Decoração até 09/01


CAMINHO DE LUZ PARQUE NÁUTICO

O circuito de Natal de carro (drive-thru) no parque do Boqueirão vai se espalhar por 1,5 km e reunirá estações com apresentações de presépio vivo, anjos de luz, árvore de Natal de 22 metros e estruturas do local iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela e torre). O Caminho de Luz do Parque Náutico irá margear o belo lago, que irá refletir o brilho e o encanto do parque que faz divisa com São José dos Pinhais. Para fazer o circuito de carro, haverá agendamento on-line e número limitado de vagas. Tudo gratuito.

Datas: de 3/12 a 30/12. Decoração até 09/01


NATAL EBANX NA PRAÇA SANTOS ANDRADE

Além da feira especial de Natal, a Praça Santos Andrade, no Centro, ganhará a partir do dia 24 de novembro uma decoração natalina inteligente, interativa e sustentável com patrocínio da fintech Ebanx, um dos dois unicórnios curitibanos (empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão). Tudo gratuito.

Datas: de 24/11 a 23/12


ÓPERA DA CURA NO MEMORIAL PARANISTA POR FESTVAL

Com apresentações ao ar livre, o Memorial Paranista receberá a Ópera da Cura, inspirada na obra Amahl e os Visitantes da Noite (O Primeiro Milagre do Menino Jesus), de Gian Carlo Menotti. O espetáculo, com patrocínio da rede de supermercados Festval, irá ocorrer em meio a um cenário lúdico valorizado por contornos de luz que se espalharão pela arquitetura do complexo cultural, a mais nova atração turística de Curitiba, formado pela grande galeria, portal e pelas esculturas em proporções heroicas de João Turin. Para assistir aos concertos, haverá agendamento on-line e número limitado de vagas. Tudo gratuito.

Datas: de 13/12 a 19/12. Decoração até 9/1


AUTO DE NATAL NO PARQUE TANGUÁ

O Oratório de Natal Curitibano será uma superprodução a céu aberto da Fundação Cultural de Curitiba e irá reunir 30 atores, cantores e bailarinos, que tomarão conta do Parque Tanguá, no bairro Taboão, para contar a história do nascimento de Jesus. Além de acompanhar as belas apresentações do auto, quem for ao Tanguá não pode deixar de apreciar a decoração cênica que toma conta do local, com árvore de natal de 18 metros de altura e iluminação do Belvedere, marca registrada do parque. Para assistir ao espetáculo, haverá agendamento on-line e número limitado de vagas. Tudo gratuito.

Datas: Dias 21, 22 e 23/12. Decoração até 9/1


NATAL DO CONSÓRCIO SERVOPA

A partir de um totem gigante dando boas vindas com um tradicional “HoHoHo!” do Papai Noel, o público será convidado a apreciar a lúdica decoração “instagramável”, no Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, localizado na Rua Mário Tourinho, com destaque para uma escultura iluminada de 10 metros.  A atração tem patrocínio do Consórcio Servopa e a obra de arte, inclusive, será um presente da empresa para a cidade, ficando permanente no jardinete do bairro Campina do Siqueira. Grátis.

Datas: de 21/11 a 9/1


CORAL PALÁCIO AVENIDA – NATAL DO BRADESCO 2021

Como em 2020, para celebrar com segurança o Natal do Bradesco no Palácio Avenida, no começo de dezembro estreia a decoração especial e espetáculo de luz e som gravado. Já no dia 18 de dezembro, ocorre uma única apresentação por streaming do espetáculo tema O Segredo das Janelas, O Natal da Esperança, que vai reunir artistas brasileiros e crianças coralistas com muita música. Grátis.

Datas: 1/12 a 6/1. No dia 18/12, única apresentação pelo YouTube do Bradesco


ESPETÁCULOS NO RESTAURANTE FAMÍLIA MADALOSSO

Além da decoração especial no portal de Santa Felicidade, canções natalinas serão interpretadas nas janelas do Restaurante Família Madalosso, com artistas caracterizados para alegrar toda a família. Como no ano passado, o espetáculo será drive-in, com o público assistindo dentro do carro. Serão 17 dias de apresentações. Haverá agendamento on-line e número limitado de vagas. Tudo gratuito.

Datas: De 28/11 a 23/12. Decoração até 09/01


24º NATALELUIA DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA

O espetáculo Nataleluia da Primeira Igreja Batista de Curitiba terá como tema em 2021 Um Lugar para Nascer e irá ocorrer nos dias 21, 22, 23 e 25 de dezembro. Ingresso: um quilo de alimento.

Datas: 21, 22, 23 e 25/12


A CARAVANA – O DESFILE MÁGICO DO NATAL 2021

Com saída do shopping Pátio Batel, A Caravana – O Desfile Mágico do Natal 2021 terá veículos ricamente decorados e artistas com alegorias que percorrerão mais de 140 km por Curitiba, com paradas em cerca de 30 instituições, como hospitais, orfanatos e asilos. Serão sete dias de encantamento e muita alegria natalina por sete rotas diferentes pela cidade. Grátis.

Datas: de 6/12 a 12/12


NATAL DA FAMÍLIA MOLETTA

Tradição natalina do bairro Umbará, a decoração de Natal das casas da Família Moletta não ocorreu no ano passado, por conta da pandemia, mas volta em 2021 com seu espetáculo de luz e cores. Nos 250 metros de extensão de uma pequena via sem saída, perpendicular à Nicola Pellanda, todas as dez casas da Família Moletta são enfeitadas com luzes pisca-pisca de LED, flores, guirlandas e grandes árvores de Natal iluminadas. Completam as atrações a casa do Papai Noel, presépio e praça de alimentação. Ingresso: valor a confirmar.

Datas: de 27/11 a 6/1


AUTO DE NATAL BRASILEIRO NAS REGIONAIS

Cada uma das dez Ruas da Cidadania da Prefeitura ganhará decoração especial, composta pela tradicional árvore de Natal e rosácea de luz, dando mais cor e luz aos espaços. Além disso, a partir do dia 22 de novembro, será encenado o Auto de Natal Brasileiro com representações teatrais e repertório musical tradicional natalino, além de alguns toques brasileiros, para celebrar o nascimento de Jesus. Tudo gratuito.

Datas: a partir do dia 22/11 até 7/12. Decoração até 9/1


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

Sair da versão mobile