Não é novidade para ninguém que pegar rabeira em ônibus oferece risco. Ainda assim, tem gente que insiste em praticar o ato e desrespeitar até mesmo a própria vida. Nesta semana, um motorista do transporte público acabou envolvido em uma situação com um ciclista que pegava rabeira na canaleta dos biarticulados, em Curitiba. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra toda a confusão. Veja o vídeo abaixo.

confusao-motorista-ciclista-curitiba
Foto: Reprodução/Redes Sociais.

A situação aconteceu na sexta-feira (5) à noite e terminou no tubo Hospital do Trabalhador. O motorista do ônibus, da linha Santa Cândida/Capão Raso, percebeu que o rapaz estava na traseira do coletivo há algum tempo, colocando a si mesmo em risco.

Em uma das paradas, o motorista resolveu agir. Como contou Dario Pereira, diretor do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc). 

“Esse menino já veio em alguns tubos incomodando o motorista e colocando em risco a própria vida. Até que o motorista não conseguiu mais segurar e explodiu […]. O menino primeiro agrediu o motorista verbalmente, chegou a cuspir nele, até que ele foi lá e pegou a bicicleta do piá e aconteceu o que aconteceu. A ideia era evitar que acontecesse um acidente. Ele colocou a bicicleta no tubo e os usuários pegaram a bicicleta e colocaram para dentro do ônibus para seguirem viagem”.

No vídeo que circula pelas redes sociais, aparentemente feito pelo ciclista, é possível ver quase toda a discussão. O motorista pega a bicicleta e a coloca no tubo. O ciclista pede que a devolva e chega a prometer que ele nunca mais vai vê-lo.

Veja o vídeo da confusão:

Motorista foi para delegacia

O motorista, que não se identificou, contou que costuma parar quando vê que tem ciclista pegando rabeira. Essa, inclusive, é a orientação da Urbs (conforme nota abaixo). Foi ao seguir a orientação, que a confusão começou.

“Eu paro o ônibus quando os caras pegam rabeira. Eu parei o ônibus e ele veio me desaforar na janela. Veio e cuspiu. Passou um tubo para frente, ele veio de novo e eu cuspi na cara dele. Ele pegou uma pedra e começou a me ameaçar”

detalhou o motorista.

Segundo o motorista, quando chegou no tubo do Hospital do Trabalhador, ele viu que o ciclista estava novamente na traseira, mas dessa vez praticando ato de vandalismo.

“Ele estava quebrando a lanterna. Eu desci, e ele estava chutando o para-choque. Peguei a bicicleta e coloquei no tubo. Os passageiros que colocaram a bicicleta no ônibus”

contou.

Ainda conforme o motorista, mesmo após os passageiros colocarem a bicicleta no coletivo, ele foi para a delegacia.

“Eu chamei a polícia, fui parar na delegacia com o piá, a mãe do piá nem queria buscar ele, porque é um tranqueira”

disse o motorista.

Ações recorrentes

Segundo Dario, do Sindimoc, esse tipo de conduta por parte de alguns ciclistas se tornou cotidiano para os motoristas do transporte público. Acontece não só nas canaletas, mas em linhas de bairro também. Neste caso, o motorista não agiu errado, conforme o Sindimoc, mas ele pode acabar punido.

“Pasmem que o motorista pode ser até punido pela situação. Ele pode ser agredido fisicamente, moralmente, mas ele não pode tomar nenhuma atitude. Ele fez tudo certinho, pediu que chamasse uma viatura, mas foi tudo muito rápido. O sindicato já fez algumas ações contra isso, as forças de segurança nos apoiam, mas acontece sempre e é uma questão muito complicada no transporte público”. 

O que diz a Urbs

Em nota, a Urbanização de Curitiba informou que orienta os motoristas que parem os ônibus quando perceberem que há ciclistas pegando rabeira no veículo e que seja chamada a Guarda Municipal. 

“Pegar rabeira no ônibus e circular na canaleta é uma conduta de alto risco e que provoca acidentes”

diz a nota da Urbs.

Segundo dados da Urbs, de janeiro até agora foram registrados 30 acidentes nas canaletas, dos quais 17 envolvendo ciclistas. 

Neste caso específico, Urbs disse que vai apurar as condições do ocorrido e tomar as medidas cabíveis.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Motorista vai parar na delegacia após flagrar ciclista pegando rabeira em biarticulado de Curitiba; vídeo mostra confusão

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.