A morte precoce de Fernanda Casale Sartor de Oliveira, de 35 anos, causa comoção nas redes sociais. Estudante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ela morreu na manhã desta quarta-feira (11), no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba. As causas do óbito não foram divulgados, mas a família passou a fazer campanha por doações à Liga Paranaense de Combate ao Câncer.
Fernanda foi se formou em Relações Públicas e Jornalismo pela UFPR e, recentemente, atuou como servidora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), onde já foi diretora de comunicação. Trabalhou também como assessora de comunicação no Ministério Público Federal no Paraná (MPF-PR). Participou ativamente de fóruns de discussão sobre comunicação institucional e pública junto ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Também era Vice-presidente de Relação com Associados da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e membro da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência).
Na UFPR, segundo nota postada na tarde desta quarta-feira (11), Fernanda estava no segundo ano do mestrado, orientada pela professora Regiane Regina Ribeiro, além de integrar a Agência Escola de Comunicação e também o grupo de pesquisas Núcleo de Estudos em Ficção Seriada (Nefics).
A Diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e orientadora de Fernanda fez uso do seu poeta favorito para se despedir e dimensionar o que ela representava.
“‘Um fim de mar colore os horizontes’. Fer você sempre será no meu coração e na minha memória esse mar do poeta, o mar que colore os horizontes. Sua luz, força, energia, sorriso e entusiasmo estão gravados em nossos corações e na nossa memória.”
O IFPR destacou que Fernanda era muito querida por todos da Diretoria de Comunicação do IFPR e da Reitoria do Instituto Federal do Paraná.
“Em sua memória, o IFPR decretou luto oficial de 03 dias e informa que todas as atividades administrativas da Reitoria do Instituto Federal do Paraná estarão suspensas amanhã, dia 12. O IFPR sente e lamenta a perda e se solidariza com os familiares e amigos”, destacou.
Doações
O velório de Fernanda será reservado apenas a amigos e familiares próximos, e a família de Fernanda pede que não sejam enviadas coroas ou flores.
Ao invés, sugerem que o valor seja doado para a Liga Paranaense de Combate ao Câncer, pelo Pix doacoes@erastogaertner.com.br