Moradores do entorno da Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes estão protestando contra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba que prevê o corte de 237 árvores no endereço para a implantação do Novo Inter 2. Uma audiência pública sobre o assunto na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) com representantes de moradores, da Prefeitura de Curitiba e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) vai acontecer nesta terça-feira (13), às 18h.
Uma moradora, Adriana Carneiro, conversou com a Banda B e afirmou que todos estão revoltados com o corte das árvores.
“O parque linear da Arthur Bernardes foi tratado como uma rua comum. Estamos informando os nossos vizinhos sobre isso. Ninguém é contra a mobilidade, desde que ela seja sustentável. As árvores são essenciais para a nossa sobrevivência”, afirmou ela.
Outra moradora, a secretária Adriana Ponchak, defendeu que é preciso achar outra solução para a implantação do Inter 2.
“Tem a questão afetiva do bairro. Já temos vínculo com esse espaço. Os moradores sempre saem para caminhar, para passear com seus cachorros. Os idosos fazem exercício. Além da questão ambiental, tem Araucárias adultas. Eles poderiam ter achado outra solução”, disse Adriana.
Abaixo-assinado
Um abaixo-assinado com cinco mil assinaturas contra o corte das árvores foi entregue à CMC.
A bióloga Lisiane Sari, outra moradora da região, destacou que a renovação do ar e a drenagem urbana são outros pontos importantes para a permanência das árvores.
“Do ponto de vista da biologia, são muitos aspectos que valem a pena comentar. A questão da renovação do ar, da beleza estética, que se relaciona com a saúde mental da população. Tem o lado da sáude física, pois muitas pessoas utilizam as quadras ali, correm lá. O lugar também é de grande importância para a drenagem urbana, para evitar alagamentos”, defendeu.
Faixas com os escritos ‘SOS’ foram amarradas nas árvores da avenida em protesto ao projeto da Prefeitura.
Corredor verde
À Banda B, a Prefeitura de Curitiba garantiu que o projeto não vai acabar com a área verde da Arthur Bernades. A prefeitura explicou que o lote 1 do Novo Inter 2, que abrange a avenida, compreende quatro bairros e as obras se estendem por 14 mil metros em cerca de 25 ruas.
Além da revitalização das vias para a passagem dos ônibus elétricos do Novo Inter 2, o lote prevê a construção de um mini terminal de ônibus e a revitalização do Eixo de Animação no canteiro central da Avenida Arthur Bernardes.