Uma audiência pública com o tema “A obra do Novo Inter II e o corte de árvores na Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes” foi promovida na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta terça-feira (13). Moradores da região e autoridades públicas estiveram presentes para discutir a questão. A Prefeitura de Curitiba não mandou nenhum representante.

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Foto: Cristiano Vaz/Banda B

O projeto, parte das obras de expansão e melhoria da linha de ônibus Inter 2, prevê a remoção das árvores para a construção de um mini terminal de ônibus, o que tem gerado forte oposição entre os defensores do meio ambiente. Dentre as árvores ameaçadas estão várias araucárias, espécie ameaçada de extinção e símbolo do Paraná.

O movimento S.O.S Arthur Bernardes, formado por residentes locais e ativistas, alega que esta será a primeira vez que a proposta será oficialmente discutida com a comunidade.

À Banda B, a bióloga e moradora do entorno, Lisiane Taiatella Sari defendeu alguns aspectos negativos que o corte das árvores pode trazer.

“Ali é uma área muito importante, um corredor verde. É importante para a nossa saúde física e mental. Muitas pessoas praticam esportes ali nas quadras, correm, tem família que vai com seus filhos. Há um sentimento de pertencimento àquela área. Muitas pessoas do bairro plantaram árvores ali. Outro aspecto são as aves com ninhos ali e os pontos de alagamento que a retirada dessas árvores podem provocar. A gente precisa de áreas sem asfalto, precisamos de solo para drenar toda a água que cai”, afirmou a bióloga.

Outra moradora, Adriana Carneiro, conversou com a Banda B e afirmou que todos estão revoltados com o corte das árvores.

“O parque linear da Arthur Bernardes foi tratado como uma rua comum. Estamos informando os nossos vizinhos sobre isso. Ninguém é contra a mobilidade, desde que ela seja sustentável. As árvores são essenciais para a nossa sobrevivência”, afirmou ela.

Corredor verde

À Banda B, a Prefeitura de Curitiba garantiu que o projeto não vai acabar com a área verde da Arthur Bernades. A prefeitura explicou que o lote 1 do Novo Inter 2, que abrange a avenida, compreende quatro bairros e as obras se estendem por 14 mil metros em cerca de 25 ruas.

Além da revitalização das vias para a passagem dos ônibus elétricos do Novo Inter 2, o lote prevê a construção de um mini terminal de ônibus e a revitalização do Eixo de Animação no canteiro central da Avenida Arthur Bernardes.