Moradores de Curitiba e várias cidades brasileiras relataram queda de energia na manhã desta terça-feira (15). Na capital paranaense, milhares de consumidores ficaram sem luz.

apagão nacional
Foto: Pixabay

O apagão aconteceu por volta de 8h30. Na capital, a queda de energia provocou o desligamento de semáforos e confusão no trânsito na região central. Segundo Superintendência Trânsito (Setran), cerca de 300 sinaleiros foram afetados.

“Agentes da Setran, GTran, Eptran e do EstaR se mobilizaram para atender os cruzamentos afetados, na medida do possível”, pontuou em nota.

Ouvintes da Banda B mandaram mensagens sobre a falta de luz em bairros como Pilarzinho, Vista Alegre, Centro, Tingui, Bairro Alto e Atuba.

Além do Paraná, há relatos de falta de energia no Distrito Federal, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba.

Por meio de nota, a Copel disse que a interrupção aconteceu porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte – Nordeste e Nordeste – Sudeste.

“Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional. O corte de carga provocou o desligamento de energia em diversos estados e, no Paraná, afetou dezenas de cidades. O fornecimento de energia à população do Paraná já começou a ser restabelecido e deve ser concluído em breve”, diz a nota.

A Copel finalizou destacando que as equipes trabalham para concluir a religação de todas as unidades consumidores e apuram o impacto dos desligamentos no estado.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Apagão! Moradores de Curitiba e várias cidades do Brasil relatam queda de energia

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.