A 7ª Marcha da Diversidade vai homenagear Oziel Branques dos Santos, em seu palco principal. Oziel foi brutalmente assassinado dentro de um ônibus por defender duas pessoas LGBTI+. O caso aconteceu na noite de domingo (16), no bairro Alto da Glória, em Curitiba (PR). Os autores do crime, que seriam tio e sobrinho, foram detidos e encaminhados à delegacia.

marcha diversidade (2)
Foto: Angel da Veiga

O crime aconteceu no interior de um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida/Capão Raso, em um trecho da Avenida João Gualberto. Os suspeitos teriam perseguido o casal antes do ataque. O passageiro se envolveu em uma discussão com eles e foi esfaqueado.

Após o crime, os criminosos fugiram em direção à região central da capital paranaense, mas foram presos por policiais das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone). De acordo com a Polícia Militar, um dos autores era monitorado por tornozeleira eletrônica, enquanto o segundo suspeito é menor de idade (17 anos) e foi encaminhado à Delegacia do Adolescente.

Verde e amarelo

A organização do evento também convida o público a vestir verde e amarelo, somando às cores que representam a comunidade LGBTI+. Em um vídeo publicado no perfil oficial do evento, Rafaelly Wiest, representante da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenadora geral da Marcha, cita que “a bandeira também é nossa [comunidade LGBTI+]”.

Lucas Siqueira, fundador da Marcha e diretor do Grupo Dignidade, fala sobre a motivação para que a organização tomasse a decisão. “Os eleitores do ex-presidente Bolsonaro se manifestaram diversas vezes usando verde e amarelo nas ruas e também nas eleições. Agora é nossa vez de demonstrar que a bandeira nacional representa todos os brasileiros”.

Segundo Siqueira, a 28ª Parada LGBTI+ de São Paulo deu início a ideia e tomou a Avenida Paulista com as cores da bandeira do Brasil. “Agora é a vez de Curitiba fazer o mesmo”, cita.

7ª Marcha da Diversidade

No próximo domingo (30), Curitiba se torna palco para o maior evento LGBTI+ do Paraná e recebe a 7ª Marcha da Diversidade. Com o tema “Curitiba Vota com Orgulho”, o evento tem início com a concentração às 9h, na Praça 19 de Dezembro, também conhecida como Praça do Casal Nu.

Os trios oficiais da 7ª Marcha da Diversidade saem às 13h40 do ponto de concentração e seguem pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete. Em 2024, a Marcha completa a “trilogia” de temas LGBTI+. “Democracia em Todas as Cores” foi o tema utilizado em 2022, já em 2023 a marcha recebeu o título de “Uma História de Orgulho” e, agora, segue com “Curitiba Vota com Orgulho”. Além disso, neste ano haverá intérprete de Libras nos palcos do evento.

Serviço
7ª MARCHA DA DIVERSIDADE
Local: Concentração às 9h, na Praça 19 de Dezembro (Praça do Casal Nu), e segue pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete.
Horário: 09h
Evento gratuito

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Marcha da Diversidade terá homenagem a Oziel, morto por defender pessoas LGBTI+

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.