A linha Ligeirão Norte/Sul sentido Santa Cândida terá um novo ponto embarque e desembarque a partir da manhã deste sábado (28). A estação-tubo Alferes Poli, na Avenida Sete de Setembro, passa a integrar a rota da linha enquanto a estação-tubo Eufrásio Correia estiver desativada para obras.

Tubo de ônibus. Ao fundo, um posto de gasolina
Tubo Alferes Polis é novo ponto do Ligeirão Norte/Sul / Foto: Isabella Mayer/SECOM

Desde o início das obras, no início de fevereiro, a Urbs promoveu uma série de mudanças no itinerário das linhas que atendiam a Eufrásio Correia, que era a estação-tubo mais movimentada da cidade e importante ponto de integração dos eixos Norte/Sul com Leste/Oeste, com cerca de 22 mil passageiros/dia.

Com exceção da Ligeirão 250 – Ligeirão Norte/Sul sentido Santa Cândida (norte), todas as demais linhas que operavam na Eufrásio Correia foram transferidas para estações-tubo na Praça Rui Barbosa, onde é possível fazer as integrações entre os eixos.

Mudanças com o novo ponto do Ligeirão Norte/Sul

Com o novo ponto de parada, os usuários do Ligeirão Norte/Sul sentido Santa Cândida (norte) ganham um caminho de integração para a Rui Barbosa, pois a estação-tubo Alferes Poli conta com integração temporal com a linha especial que vai até a Rui Barbosa, a X48-Eufrásio/Rui Barbosa. A X48 tem ponto inicial na lateral da Praça Eufrásio Correia, na Rua Lourenço Pinto, próxima à Avenida Sete Setembro.

A integração temporal é realizada por meio do cartão-transporte Urbs, que é usado na catraca da linha de origem e depois no validador da próxima linha, sem que seja debitada uma nova passagem. A estação-tubo Alferes Poli atende também a linha paradora 203 – Sta. Cândida/Capão Raso.

Nova estação na Eufrásio Correia

Após as obras do BRT Leste/Oeste, a nova estação-tubo Eufrásio Correia será a maior da cidade, com cerca de 80 metros de extensão em cada sentido, dobrando a capacidade atual (cerca de 22 mil passageiros/dia). A estrutura de ambos os sentidos será desalinhada para permitir a ultrapassagem do ônibus Ligeirão Leste/Oeste em relação às linhas paradoras e contará com design moderno e ambiente climatizado.

A estação sentido Norte/Leste ficará entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Lourenço Pinto (em frente ao Shopping Estação). No sentido Sul/Oeste, ficará entre a Travessa da Lapa e a Rua Barão do Rio Branco.

Com a desativação da estação-tubo Eufrásio Correia, passaram a parar na Rui Barbosa, as seguintes linhas (com exceção da 250-Ligeirão Norte/Sul sentido Santa Cândida (Norte), que segue itinerário e para na estação-tubo Alferes Poli):

📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!