O caso de Nithalison de Paula, um jovem em situação de rua que viralizou nas redes sociais em agosto de 2024, ganhou um novo e emocionante capítulo. Na época, ele foi filmado pedindo dinheiro para comprar bebidas alcoólicas na saída de um jogo de futebol, em Curitiba.

Com um cartaz nas mãos, expôs o próprio vício sem esconder a realidade dura que vivia nas ruas. O vídeo, compartilhado por um influenciador digital, rapidamente se espalhou e chegou até sua mãe, Juciara de Paula.
Desesperada, Juciara iniciou uma campanha para encontrar o filho, que há anos havia perdido o contato com a família. “O que mais me deixou triste foi o fato dele não ser visto. Não ser visto como uma pessoa de família, como um ser humano. Ele foi zombado”, desabafou a mãe, em entrevista à repórter Simone Giacometti, da Ric RECORD.
Nithalison, o mais velho de três irmãos, cresceu em um lar estruturado. No entanto, o vício em crack o levou para as ruas, onde permaneceu por longos períodos. Foram 14 anos de luta contra a dependência química e 11 internações sem sucesso.
“Pra mim, eu era aquilo ali. Eu tinha esquecido o Nithalison promissor, cantor, da família. Pra mim, aquilo tinha se tornado a minha vida”, contou ele.
O reencontro entre mãe e filho só aconteceu graças à repercussão do vídeo. “Quando tem essa abertura da mídia, a gente consegue ter mais visibilidade. As pessoas te encontram e encontraram ele”, relatou Juciara.
Um novo começo
Após ser localizado, Nithalison aceitou um novo tratamento. Antes disso, ele chegou a correr risco de morte ao ter contraído Hepatite A, que evoluiu para uma cirrose hepática. Foram sete meses internado em uma clínica de reabilitação.
A mãe, orgulhosa, faz um apelo a outras famílias que enfrentam dramas semelhantes. “Não desistam. Tenham fé e força. A recuperação é possível, e o amor é o que sustenta tudo”.