Um incêndio em um apartamento no sétimo andar de um prédio no cruzamento das ruas Alcino Guanabara e Oliveira Viana, no bairro Hauer, em Curitiba, mobilizou diversas equipes do Corpo de Bombeiros e atendimento médico, na tarde deste domingo (12).
Seis pessoas foram atingidas pela fumaça e precisaram de atendimento. A vítima mais grave é uma idosa, de 73 anos, moradora do apartamento onde o fogo começou. Ela sofreu queimaduras nas vias aéreas, foi entubada ainda no local e encaminhada em estado grave ao Hospital Evangélico.

De acordo com a capitã Camila, do Corpo de Bombeiros, a idosa relatou que o incêndio começou enquanto ela cozinhava.
“Ela estava bastante atordoada, agitada e não soube explicar como as chamas se iniciaram. Quando chegamos, já apresentava queimaduras nas vias aéreas, foi sedada, entubada e encaminhada em código 3, que é considerado grave. A princípio, a informação que temos é que ela estava sozinha no apartamento”
relatou a capitã.
Além da idosa, outras duas vítimas foram levadas a hospitais da região após inalar fumaça. As demais recusaram atendimento. Entre elas estava uma criança de menos de um ano, que permaneceu em segurança no apartamento até a ventilação do local reduzir a concentração de fumaça.
“Identificamos uma família que estava presa no sétimo andar e uma idosa de 95 anos sozinha em outro apartamento ao lado. Foram colocadas em locais seguros, até que a gente diminuísse as partículas de fumaça no corredor e na escada. Foi uma ocorrência difícil porque havia pessoas pedindo socorro pelas janelas. Nossas equipes precisaram atuar rapidamente para garantir a retirada delas em segurança”
explicou Camila.
Segundo a capitã, o fogo destruiu cerca de metade do apartamento, atingindo a cozinha e um dos quartos, enquanto o restante ficou tomado pela fuligem. A estrutura do prédio será avaliada pela Prefeitura de Curitiba antes da liberação para que os moradores retornem.
“Como a caloria foi muito alta, uma das paredes ficou danificada. Então acionamos a Prefeitura, que vai avaliar a situação para garantir a segurança dos moradores”
complementou a capitã.
Durante a operação, os bombeiros também resgataram animais de estimação dos apartamentos afetados.

