Ouça a entrevista do presidente da CWBUS, Luiz Alberto Lenz César, à Banda B :

Pensar em mobilidade urbana se tornou tão essencial quanto planejar educação e segurança. Foi daí que surgiu a CWBUS, um ecossistema de inovação de Curitiba, na área de mobilidade urbana, que tem como objetivo participar da construção de soluções de deslocamento nas cidades. Tudo em sintonia com a necessidade das pessoas, de maneira simples, ágil e ambientalmente sustentável.

Foto: Divulgação/CWBUS.

A CWBUS é uma das participantes do Smart City Expo Curitiba 2023, evento que reúne especialistas em cidades inteligentes, representantes governamentais, empresas e startups, profissionais e interessados no tema. A CWBUS será a detentora dos naming rights do primeiro Tomorrow Mobility, considerado o maior evento global do setor.

À Banda B, Luiz Alberto Lenz César, presidente executivo da CWBUS, explicou que o principal interesse do hub de inovação é fazer com que o assunto mobilidade urbana esteja em pauta sempre que possível. E que, acima de qualquer discussão, seja levado a sério.

“Nós queremos ajudar a construir a mobilidade urbana do futuro. E de que maneira nós podemos fazer isso? Fomentando debates em torno do tema, ouvindo especialistas, a academia e a sociedade, o que nós chamamos de ecossistema. Incluindo também as entidades de classe. Nós podemos fazer também acompanhando e participando das discussões da atualidade, ser um centro de informações com dados qualificados e análises relativas à mobilidade urbana. Nós queremos propor soluções de deslocamento das cidades”.

Luiz destaca que os estudos feitos e as discussões levantadas pela CWBUS estão sempre em sintonia com as necessidades das pessoas, pois é para isso que a mobilidade urbana deve ser melhorada a cada dia.

A CWBUS, em parceria com a HotMilk, realizou um diagnóstico do sistema de transporte coletivo da cidade de Curitiba. Foram ouvidos colaboradores, empresários, usuários, não usuários e gestores. A partir disso foi feito um mapeamento dos pontos fortes e pontos que podem ser melhorados.

Depois, foi criado um plano de governo com propostas para a melhoria do transporte coletivo na cidade, dividido em etapas estratégicas, operacionais e de inovação.

“Nós detectamos que há uma tendência bastante grande relacionada às mudanças da cidade. As pessoas buscam mais facilidade, mais agilidade e maior conforto para se deslocar. Não apenas para o transporte coletivo, não apenas para os ônibus, mas uma série de outros modais que possam integrar a essa nova tendência da mobilidade”.

O desafio de compor uma cidade e pensar na mobilidade é grande e, na maioria das vezes, não depende só de querer.

“Depende de vários recursos para esses investimentos, precisamos conciliar esses propósitos das pessoas, do município e das empresas para criar esses modais e trazer uma nova facilidade para que as pessoas possam se locomover. E veja, durante muitos anos não se pensou muito sobre essa mobilidade urbana e o futuro chegou, a inovação chegou e nós temos que estar preparados para isso, nós temos, portanto, um desafio bastante grande”.

Luiz Alberto Lenz César, presidente executivo da CWBUS, em entrevista ao Jornal da Banda B: Foto: Banda B.

Inovações no modal

Uma das principais tendências atuais são os veículos elétricos. E a CWBUS quer trazer esse tema para discussão, deixando evidente a necessidade de se pensar em alternativas para os veículos que utilizam a combustão.

“Nós estamos atuando já de pronto na implantação da eletromobilidade em Curitiba. São os ônibus elétricos a serem utilizados em Curitiba”.

Por que não se pensar numa forma aérea de mobilidade? Pois até isso é discutido e planejado pelos especialistas, pois, embora o futuro pareça distante, tem que haver planejamento para isso.

“A mobilidade urbana aérea é uma nova tendência de um futuro que está em breve, né? A Embraer, por exemplo, deve lançar em 2026 o seu primeiro EVTOL, popularmente conhecido como ‘carro voador’. É uma espécie de helicóptero, com propulsão elétrica e que, em seu projeto final, não deve contar nem com piloto”.

Foto: Divulgação/Embraer.

A grosso modo, o que é feito hoje, vai impactar diretamente no que viveremos e utilizaremos de tecnologia amanhã. Por isso a importância de se planejar.

“Acima de tudo, nós temos que pensar em dados, né? Formação de dados. Os dados hoje nos trazem exatamente quais são os propósitos das pessoas quando se trata de mobilidade urbana. Para onde eu vou, para onde eu quero ir, de onde eu venho. E com esses dados você criar uma série de movimentos, criar tendências para que nós possamos atender essas pessoas. Então, nas pesquisas nós detectamos essas tendências, essas necessidades e essas expectativas para que eu possa me locomover cada vez melhor numa cidade”.

Fixada próximo de empresas inovadoras, dentro de um complexo da PUC-PR, a CWBUS tem buscado sempre as principais tendências. Sobre Curitiba, a empresa entende que o momento é de melhorar o que já existe.

“Tudo isso depende da tendência do projeto do que a cidade está proposta a desenvolver. E nós, pela CWBUS, estamos integrando exatamente esses estudos, esses debates e trazemos neste momento como o foco inicial a eletromobilidade.”

Foto: Daniel Castellano/SMCS.

Smart City Curitiba

Durante a edição deste ano do Smart City Expo Curitiba, a CWBUS quer envolver todo o público no assunto e buscar inspirações para a mobilidade urbana sustentável. Na sexta-feira (24), serão apresentados três painéis com o objetivo de compartilhar conhecimento e inspiração.

“Com este evento, nós vamos colocar um ônibus elétrico, vamos colocar um chassi de um ônibus com motor a gás. Então ali haverá uma forma para que as pessoas conheçam e vejam realmente como é que é um ônibus dentro destas novas tecnologias, destas novas tendências da mobilidade urbana. Um ônibus elétrico e um ônibus a gás”.

Quem se interessar pelo assunto também pode acompanhar os detalhes pelo site da CWBUS.

“Ao mesmo tempo, dentro desses painéis, nós chamamos os experts da mobilidade urbana nos assuntos de eletromobilidade, onde teremos os diretores das empresas Mercedes, Scania, Eletra, Volvo, a própria Copel estará conosco porque é uma integração importantíssima da infraestrutura elétrica tanto para as garagens quanto para a cidade, e partindo deste princípio nós vamos discutir o máximo possível e aprender acima de tudo com esses experts como será a cidade de Curitiba com a locomoção de um ônibus elétrico e também de um ônibus a gás”.

Ao longo do ano, a CWBUS também vai estar presente em dois importantes momentos: o Congresso Nacional da NTU, que é o maior congresso de transportes urbanos, e a Smart City em Barcelona. Todas as tendências e novidades também podem ser acompanhadas pelo site oficial da empresa.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS/Arquivo.