O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) completou 65 anos de fundação neste dia 5 de setembro. Um ano especial para a instituição, não só pela data, mas pelo marco alcançado em 2024, quando o hospital passou a ser uma instituição Acreditada, reconhecida formalmente pela ONA (Organização Nacional de Acreditação).

hospital evangelico
Foto: Hospital Evangélico Mackenzie

Esta certificação é concedida pela ONA mediante uma criteriosa avaliação com foco na gestão da qualidade, segurança, melhoria contínua e cuidado centrado no ser humano. Menos de 6% dos mais de 7 mil hospitais brasileiros possuem essa certificação, que indica o compromisso com a segurança do paciente.

Maior prestador SUS do estado do Paraná, o Hospital Mackenzie realizou mais de 2 milhões de atendimentos em 2023, e deve superar essa marca até o final de 2024. No ano passado foram mais de 27 mil cirurgias gerais, 96 mil atendimentos de urgência e emergência, 369 mil consultas ambulatoriais, quase 30 mil internamentos, 2,8 mil partos e cesáreas, além de 1,65 milhão de exames laboratoriais e de imagem.

“São números que impressionam, pois é uma média de quase seis mil atendimentos por dia, em todas as linhas de cuidado, de procedimentos simples até transplantes e cirurgias de alta complexidade”, destaca o diretor geral, Tiago Tormen.

Com mais de 90% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital integra o campo de estágios do curso de medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar), que em agosto obteve o conceito 5, a nota máxima na avaliação do ministério da educação (MEC).

Transformação

Após enfrentar um momento conturbado que quase culminou no fechamento da instituição, o hospital está sob gestão do Instituto Presbiteriano Mackenzie desde 2019, quando iniciou uma revolução com uma extensa lista de melhorias implementadas, a começar pela fachada do tradicional complexo inaugurado em 1959.

Foram criados novos ambulatórios, construída uma ala pediátrica de ponta, inaugurado um novo Pronto-Socorro, criada uma Unidade de Atendimento a Convênios, uma moderna UTI Cirúrgica, um Centro de Oncologia, uma Unidade da Mulher, um Ambulatório Pediátrico renovado, um Banco de Multitecidos Humanos, uma nova Central de Esterilização.

E não parou por aí, também foram inauguradas uma nova ala especializada em tratamento de queimados, novas unidades de Oftalmologia, de Dermatologia e Cosmiatria, novo Centro Cirúrgico Oftalmológico, novo Centro de Procedimentos Ambulatoriais voltado à endoscopia e urologia, nova unidade de transplantes, entre outros avanços.

“Datas comemorativas são importantes para fazermos um balanço, refletirmos sobre o passado e olharmos para o futuro. Temos um planejamento sério e seguiremos avançando para atingirmos níveis cada vez melhores, buscando o atendimento de excelência”, destaca Tormen.

Títulos

Referência no atendimento a pacientes queimados e em gestações e partos de risco, o hospital mantém há 25 anos o título de “Amigo da Criança”, concedido pelo Ministério da Saúde, graças aos cuidados humanizados praticados no pré-parto, parto e pós-parto.

Em agosto, o hospital obteve o selo Diamond no programa Angels Awards 2024 – prestigiada iniciativa mundial que reconhece centros de excelência no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Participaram 8.690 hospitais de 34 diferentes países e menos de 1,5% (114 instituições) atendeu aos critérios para obter a certificação mais elevada em nível mundial, referente ao atendimento de excelência em casos de AVC.