Uma frente fria que avança pelo sul do Brasil pode provocar uma queda brusca na temperatura em quase todo o Paraná já nesta semana. Apesar do domingo (23) quente e seco em Curitiba, a capital está na rota do frio, com uma possível máxima de 13 °C daqui a dois dias. Diante da situação, os amantes do clima gelado podem ter motivos para comemorar em pouquíssimo tempo.

Foto: Daniel Castellano/SMCS/Arquivo.

O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), detalhou estas mudanças. Segundo ele, uma maior nebulosidade é notada na faixa central, noroeste e sul do Estado, embora não haja previsão para chuva neste domingo. As temperaturas devem passar dos 30 °C em várias cidades.

Mas o tempo muda ao longo da semana. Uma frente fria evolui pelo sul do Brasil e deixa o tempo instável nos três estados. Aqui no Paraná, o tempo começa a mudar a partir das áreas de fronteira com a Argentina e da divisa com Santa Catarina. Temos previsão de chuva para esta segunda-feira (24) à tarde, entre a região de Cascavel e Foz do Iguaçu, e todo o sudoeste, ao longo do dia. A temperatura também não irá elevar muito.

Lizandro Jacóbsen, meteorologista.

Ainda na segunda-feira, o sistema frontal que tem a tendência de mudar o tempo deve avançar para outras regiões do Paraná. A chuva também está prevista para a terça-feira nestes lugares, mas, em contrapartida, o sudoeste e centro-sul do Paraná não devem sofrer com temporais.

Chuva deve chegar a Ponta Grossa ainda na segunda, e frio intenso pode acontecer na terça no leste do Paraná

Entre Ponta Grossa e Castro, os termômetros não devem passar dos 17 °C na terça-feira (24). Telêmaco Borba, por outro lado, não deve sofrer com baixas temperaturas, sendo que os termômetros não devem atingir máximas menores de 24 °C.

Em Curitiba, região metropolitana e litoral do Paraná, o que pode acontecer nesta segunda-feira é o aumento da nebulosidade. A máxima para a capital indica 25 °C, diz o Simepar. Paranaguá e Lapa, 23 °C e 26 °C, respectivamente.

[Para a terça-feira] será chuvoso mesmo, com uma temperatura de 14 °C de máxima. Vai ser um dia gelado por aqui [Curitiba], região metropolitana e, praticamente, toda a área do leste até o litoral terá a influência deste sistema frontal, que deixa a previsão de chuva para qualquer hora do dia na terça-feira. Sensação de frio. Até mesmo no litoral, onde as temperaturas não vão passar dos 18 °C.

Lizandro Jacóbsen, meteorologista.

Norte, norte pioneiro e noroeste

Apesar do frio que irá atingir a metade sul do Paraná, o norte, o norte pioneiro e o noroeste do Estado não devem ser afetados.

Dificilmente teremos mudanças de tempo na faixa norte do estado. Assim, para as regiões do norte e do norte pioneiro, ainda haverá o predomínio do sol em todos os dias. Os valores das máximas continuam próximos dos 30 °C durante as tardes. Há uma escassez de chuva na região e a perspectiva é que o sistema frontal não evolua até o norte do estado. O bloqueio atmosférico também deve afetar o noroeste do Paraná.

Lizandro Jacóbsen, meteorologista.

Clique aqui e acesse o site do Simepar para obter mais informações sobre o clima no Paraná.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

‘Inverno on?’ Frente fria que avança pelo sul pode provocar queda brusca na temperatura em Curitiba nesta semana

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.