O avanço de uma frente fria pela Região Sul do Brasil intensifica as instabilidades no Paraná e mantém o tempo instável em Curitiba nesta semana. A segunda-feira (23) começou com muita nebulosidade na capital, influência de um sistema de baixa pressão que atua desde o fim de semana e favorece a formação de áreas de instabilidade.

foto de pessoas com guarda-chuva para ilustrar a previsão do tempo em curitiba
Tempo se mantém instável em Curitiba. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

De acordo com a Climatempo, há possibilidade de pancadas de chuva fraca a moderada em pontos isolados da Região Metropolitana, especialmente entre a tarde e a noite desta segunda.

O Simepar também aponta que o padrão segue típico de verão, com chuva rápida e isolada durante os períodos de maior aquecimento. Apesar da redução nas temperaturas em relação à semana passada, os termômetros na capital devem variar entre 22°C e 26°C, mantendo o clima ameno.

Previsão do tempo aponta muita instabilidade em Curitiba

Na terça-feira (24), com o avanço da frente fria, o risco de tempestades diminui em parte do Estado, mas Curitiba e o Litoral ainda devem registrar maior presença de nuvens e possibilidade de chuva fraca a moderada ao longo do dia, devido à umidade vinda do oceano.

Já na quarta-feira (25), uma nova frente fria que avança pelo oceano deve reforçar a instabilidade no Paraná. Segundo o Simepar, a combinação entre a frente fria e a circulação de ventos marítimos aumenta o aporte de umidade, favorecendo trovoadas e chuvas irregulares.

Dia da semanaTemperatura mínimaTemperatura máximaVai chover?
Terça-feira (24)18ºC25ºC98%
Quarta-feira (25)19ºC25ºC99%
Quinta-feira (26)18ºC24ºC97%
Sexta-feira (27)17ºC22ºC94%
Sábado (28)16ºC23ºC96%
Domingo (1º)16ºC23ºC95%

Alerta de tempestades e chuvas intensas no Paraná

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas amarelos para tempestades e chuvas intensas no Paraná. Os avisos para tempestade incluem risco de chuva de até 50 milímetros por dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo.

  • Regiões em alerta para tempestades: Noroeste Paranaense; Sudoeste; Oeste; Centro Ocidental e Centro-Sul.
  • Regiões em alerta para chuvas intensas: Norte Pioneiro Paranaense; Noroeste; Norte Central e Centro Oriental.