A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta, nesta sexta-feira (1), para o aumento dos casos de Covid-19 em Curitiba e outras 16 capitais brasileiras. De acordo com o Painel Covid Curitiba, a cidade registrou 4.288 casos da doença entre os dias 21 e 27 de março. A taxa de transmissão é de 1,49.

image-3-1
Foto: SMCS

O pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, destaca que é um cenário nacional que preocupa.

“Praticamente todo o Centro-Sul com o crescimento associado à Covid-19, alguns estados do Sudeste e do Sul com uma cocirculação – ou seja, circulando ao mesmo tempo Covid-19 e Influenza A. Embora a Covid esteja gerando um número muito mais expressivo de internações do que a gripe, observamos essa circulação simultânea”, cita o pesquisador.

A recomendação do especialista é a mesma apresentada em boletins anteriores. Quem estiver com sintomas e sinais de infecção respiratória, deve ficar em casa e fazer repouso. Se não puder e precisar sair, deve utilizar uma máscara adequada (PFF2 ou N95) para evitar a disseminação do vírus, especialmente para quem precisar ir a uma unidade de saúde.

O Painel Covid Curitiba mostra que a positividade da doença também subiu. Enquanto em janeiro, 19,8% dos testes realizados em Curitiba davam positivo, no mês de fevereiro o número chegou a 37,5%.

O dia com maior número de confirmações foi a segunda-feira (26), com 1026 casos.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Fiocruz alerta para aumento dos casos de Covid em Curitiba; foram 4,2 mil em uma semana

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.