Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovaram o fim da greve durante assembleia realizada nesta quinta-feira (20). O movimento já perdura desde abril deste ano, tendo mais de dois meses de duração. Com o término, a previsão é de que as aulas retornem já na próxima segunda-feira (24).

Foto: Marcos Solivan / UFPR

Em nota, a Associação dos Professores da UFPR (APUFPR) explica que ‘o respeito às greves de técnicos e estudantes’ é o que não garante o retorno das aulas na segunda-feira. Além disso, conforme a entidade, o cansaço após 65 dias de mobilização foi decisivo para o fim da greve.

A força da luta forçou o governo a ceder alguns avanços, que não ocorreriam sem a greve. No entanto, na assembleia da UFPR, a maioria das/os docentes caracterizou as propostas até agora apresentadas pelo governo, tanto de reposição salarial e de carreira, quanto de recomposição orçamentária das universidades e institutos, como insuficientes diante das necessidades.

Associação dos Professores da UFPR (APUFPR).

O que diz a UFPR?

Em nota divulgada nas redes sociais, a instituição de ensino orientou, por conta da vigência do calendário acadêmico, que “as coordenações de curso, departamentos, docentes e estudantes” voltem às atividades estudantis na próxima segunda-feira (24). Leia o texto abaixo:

Em assembleia realizada na data de hoje (20/06), convocada pela Associação dos Professores da UFPR (APUFPR), os docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) deliberaram pelo encerramento da greve da categoria e estabeleceram o retorno das atividades paralisadas a partir de 24/06. Em respeito à decisão democrática estabelecida em assembleia e considerando o fato do calendário acadêmico ainda estar vigente, a Administração da Universidade orienta as coordenações de curso, departamentos, docentes e estudantes pelo retorno às suas atividades na referida data.

A Administração da Universidade dará prioridade, a partir de hoje, à elaboração de uma proposta de readequação do calendário acadêmico do ano letivo de 2024, tendo como objetivo levar a proposta para a análise e deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) na data de 25/06 (próxima terça-feira).

A proposta de readequação do calendário deverá ser norteada pelas diretrizes apresentadas à Comunidade Acadêmica no dia 13/06 pela gestão da UFPR em conjunto com os diretores de setor. Desde já, a Administração da UFPR se coloca inteiramente à disposição de estudantes, técnico-administrativos, docentes, coordenações de curso, chefias de departamento, Fórum de Coordenadores e Direções de Setor/Campi para esclarecimento e sugestões quanto à readequação do calendário acadêmico.

A UFPR conta com a participação e a colaboração de todos na discussão da readequação do calendário acadêmico e na sua efetiva implantação, visando principalmente a formação das nossas estudantes e dos nossos estudantes.

UFPR.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Fim da greve é aprovado por professores da UFPR em assembleia; aulas devem voltar na segunda

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.