A Fazenda Urbana de Curitiba, oferece 90 vagas em cinco cursos gratuitos durante o mês de julho. As inscrições já estão abertas e os interessados podem se inscrever pelo Guia Curitiba.

fazenda urbana
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Os cursos, que abrangem temas variados de agricultura urbana, serão realizados na Fazenda Urbana do Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 1.880).

O primeiro curso, “Cuidados de inverno nas frutíferas”, será realizado nesta quarta-feira (3), das 8h30 às 11h30, com duração de três horas. São disponibilizadas 20 vagas.

Este curso é voltado para aqueles que desejam aprender sobre o manejo e a condução de espécies frutíferas durante o inverno. Os alunos irão aprender sobre sistemas de condução, tipos de poda, materiais necessários para o processo, pulverização com caldas protetoras e adubação orgânica. A metodologia combina uma aula teórica e uma visita prática, proporcionando um aprendizado completo.

Na sexta (5), será oferecido o curso “Aprendendo a fazer sua horta urbana”, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h, totalizando seis horas de duração. São 25 vagas disponíveis.

O curso, ministrado pelos instrutores Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo, abordará técnicas de cultivo, escolha do local da horta, ferramentas e materiais necessários, modelos de canteiros e seu preparo, além de plantio, manejo e colheita. A parte prática será realizada na Fazenda Urbana, onde os alunos poderão confeccionar canteiros e aplicar as técnicas aprendidas.

Outros cursos

O curso “Agricultura de Quintal” acontecerá no dia 17 de julho, das 13h30 às 16h30, com duração de três horas e 15 vagas disponíveis. Neste curso, também ministrado por Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo, os participantes aprenderão técnicas de cultivo em pequenos espaços, incluindo dicas sobre escolha do local da horta, modelos de canteiros, preparo do solo e plantio.

A atividade inclui uma aula teórica e uma prática de plantio, além de um tour pela Fazenda Urbana para exemplificação dos modelos de plantio.

No dia 24 de julho, das 08h30 às 11h30, será realizado o curso “Cuidados com o Solo – Manejo de Solos para Hortas Urbanas (Iniciante)”, com duração de 3 horas e 15 vagas disponíveis. O curso, ministrado por Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo, tem como objetivo ensinar técnicas de manejo e conservação de solos em hortas urbanas, destacando a importância da cobertura morta, adubação, calagem, rotação e consorciação de culturas. A atividade será dividida em uma aula teórica e um tour pela Fazenda Urbana para observação prática.

Encerrando a programação de julho, no dia 31, será oferecido o curso “Técnicas de Compostagem”, das 13h30 às 16h30, com duração de três horas e 15 vagas disponíveis. Ministrado pelo instrutor Luiz Guilherme Scharf, o curso abordará técnicas de reaproveitamento de compostos orgânicos para uso como fertilizantes no plantio de alimentos, aumentando a capacidade produtiva do solo e evitando o depósito de resíduos em aterros sanitários.

A aula inicial será teórica, seguida pela apresentação de diferentes técnicas de compostagem e suas aplicações.

Programação permanente

A Fazenda Urbana oferece uma programação permanente de visitas livres, visitas guiadas e visitas agendadas para escolas, faculdades e outras instituições.

Visitas livres

A Fazenda está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para o público geral, com fechamento apenas no horário das 12h às 13h. Nesta modalidade, as pessoas podem circular livremente pelo espaço, porém sem acompanhamento dos técnicos.

Visitas agendadas

Devem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], pois serão avaliadas, conforme intenção, projeto e disponibilidade. Nesta modalidade, se encaixam grupos específicos, como escolas, faculdades e instituições.

Visitas guiadas

As visitas guiadas acontecem todas as quartas-feiras, em períodos alternados. A programação acontece nos dias 3/7, das 14h30 às 15h30; 10/7, 9h30 às 10h30; 17/7 das 9h30 às 10h30/ 24/7 das 14h30 às 15h30; e no dia 31/7, das 9h30 às 10h30. 

Nestas visitas um técnico ou guia da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional apresentará o espaço e as práticas, abordando o Ciclo do Alimento, com informações sobre plantio e colheita. Os participantes terão a chance de explorar os diversos espaços de cultivo da Fazenda Urbana, que incluem uma variedade de frutas, legumes, verduras, ervas, temperos, chás e as chamadas PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Além disso, serão apresentadas as estufas e a central de compostagem, complementando as diferentes etapas do ciclo alimentar. Nesta modalidade, as turmas tem o limite de até 25 pessoas. O tempo máximo da visita é de 45 minutos.

Como participar

As inscrições para os cursos e oficinas da Fazenda Urbana são feitas pelo Guia Curitiba. Basta fazer a busca com o nome do curso que deseja realizar.

De acordo com o gerente da Fazenda Urbana, Gabriel Dalmazo, para participar é preciso fazer a inscrição com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso. “As vagas são limitadas e caso haja algum imprevisto e a pessoa não possa comparecer no dia do curso, solicitamos que cancele a inscrição para liberar a vaga para outro interessado”, salientou Gabriel.

Para visitas agendadas, enviar e-mail para [email protected]. É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Fazenda Urbana de Curitiba abre inscrições para os cursos gratuitos de agricultura em julho

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.