A estufa do Jardim Botânico vai ser fechada para visitação a partir do dia 20 de outubro para limpeza geral dos vidros. A previsão é que o trabalho dure uma semana, caso as condições climáticas permitam.

Com chuva, a limpeza externa é suspensa. Esse trabalho é feito a cada seis meses para sempre manter a estufa limpa e com as espécies da mata atlântica bem-cuidadas. O fechamento para a limpeza das 3,8 mil peças de vidro da estufa será até o dia 27 de outubro, em princípio.

estufa-jardim-botanico-curitiba-limpeza-outubro-2025 (1)
Foto Daniel Castellano/SECOM/Arquivo.

A partir do dia 27, será a vez da limpeza dos policarbonatos da parte interna da Galeria das Quatro Estações e Café do Senac. A previsão é que esse trabalho também dure uma semana, até o dia 3 de novembro, período em que a Galeria das Quatro Estações fica fechada para o público. 

Esse trabalho também já faz parte dos preparativos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para as ações do Natal de Curitiba 2025 – Juntos, o inesquecível acontece.

Manutenção geral

Além da limpeza interna e externa dos vidros da estufa, os funcionários do Jardim Botânico farão uma manutenção em todas as plantas que ficam dentro da estufa.

Com o auxílio de andaimes, serão lavadas todas as 3,8 mil peças de vidro e a estrutura metálica por dentro e por fora da estufa do Jardim Botânico.

A água utilizada na limpeza será do poço artesiano do próprio Jardim Botânico, não havendo necessidade de usar água tratada para consumo humano.

estufa-jardim-botanico-curitiba-limpeza-outubro-2025 (2)
Foto Daniel Castellano/SECOM/Arquivo.

Passeios alternativos

A estufa fechada não impede a visita ao Jardim Botânico. A unidade de conservação ambiental oferece uma série de outros atrativos. Toda a parte externa da estufa e as coleções espalhadas pela área aberta do Jardim Botânico podem ser visitadas normalmente.

Entre as opções de passeio estão o Jardim das Sensações e também os Campos Curitibanos atrás da estufa, coleção que recebeu reconhecimento da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) ao ficar em primeiro lugar no II Prêmio Helena Quadros.

estufa-jardim-botanico-curitiba-limpeza-outubro-2025 (3)
Foto Daniel Castellano/SECOM/Arquivo.

Serviço

Jardim Botânico de Curitiba
Endereço:  Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, Jardim Botânico
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h30

Jardim das Sensações
De terça-feira a domingo
Das 9h às 17h – O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é marcado para às 16h30
Fechado às segundas-feiras para manutenção. Se segunda-feira cair em um feriado, fica aberto. A visitação pode ser interrompida, em caso de chuva ou de condições climáticas adversas, para segurança das pessoas e da vegetação.