A estudante Beatriz Fernandes Gigante, de 15 anos, é uma das estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) selecionadas para apresentar projetos voltados ao empreendedorismo na Harvard University e no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Para viajar até Massachusetts, nos Estados Unidos, a jovem decidiu criar uma “vaquinha” (saiba mais abaixo).

À Banda B, a adolescente, que está matriculada no segundo ano do curso técnico em Alimentos, afirmou que criou o projeto chamado “Qualificar”, cujo aplicativo tem o intuito de ofertar cursos gratuitos aos jovens que têm interesse em ingressar no mercado do trabalho com melhores qualificações.

“O aplicativo é um banco de dados com cursos gratuitos disponibilizados por instituições de ensino. Ele ainda não está disponível, mas deve estar nas lojas de aplicativos até sexta-feira [dia 19]”, disse Beatriz.

A estudante Beatriz Gigante, de 15 anos – Foto: Arquivo pessoal

Segundo ela, é necessário reunir pelo menos R$ 6,5 mil para viajar até os EUA. Até o momento, ela conseguiu arrecadar cerca de R$ 4,5 mil. Os recursos serão destinados ao custeio de passagens aéreas, alimentação e hospedagem, afirmou ela. A viagem está programada para acontecer no próximo dia 22, e o retorno será no dia 1º de junho.

“Eram dois projetos que deveríamos criar, um para juntar dinheiro para a viagem e o outro para apresentar lá. Deu certo, mas não consegui todo o recurso ainda”, acrescentou ela, que chegou a vender salgados no campus Colombo do IFPR a fim de arrecadar a quantia necessária.

Os projetos desenvolvidos por ela outros 14 alunos da instituição serão apresentados para professores de duas das mais renomadas instituições de ensino do mundo. Segundo Beatriz, as ideias serão analisadas e melhoradas. Além disso, há a possibilidade de um deles ganhar uma bolsa de estudo em uma das instituições.

Como ajudar

Beatriz tem recebidos as doações via transferência Pix, por meio da chave CPF: 080.973.429-01